Informe sobre relação entre UFRJ e Ebserh

Reitoria esclarece pontos importantes e destaca papel relevante do Complexo Hospitalar

Fachada do Hospital do Fundão

foto: Prohart/HUCFF/UFRJ

Na manhã desta quarta-feira (17/7), o secretário de educação superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima, afirmou, no discurso de apresentação do programa Future-se, que imagina que a reitora da UFRJ, Denise Carvalho, reverá o posicionamento da Universidade quanto à adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Cabe esclarecer que a adesão dos hospitais da UFRJ à Ebserh não se encontra na pauta da Reitoria da Universidade. Atualmente, a UFRJ visa à institucionalização do seu Complexo Hospitalar. Seu novo regimento está sendo preparado pela coordenação do Complexo, em consonância com a Câmara dos Hospitais da UFRJ.

O Complexo Hospitalar da UFRJ se baseia em dez pilares centrais:

1. Direção colegiada − participação conjunta das unidades assistenciais e acadêmicas da área de saúde e consequente manutenção da autonomia dos órgãos suplementares e unidades existentes com interdependência entre as unidades acadêmicas e as assistenciais.

2. Planejamento integrado entre a área acadêmica e a área assistencial.

3. Integração entre a pesquisa pré-clínica e a clínica.

4. Necessidade de rever as áreas de atuação dos institutos especializados, tendo como base os dados epidemiológicos ou os problemas de saúde do país definidos como prioritários.

5. Reconhecimento da importância e necessidade de a UFRJ dar resposta aos principais problemas de saúde do país, congregando pessoal das mais diversas áreas de conhecimento, em institutos voltados para dar ou propor soluções para esses problemas. Sabe-se que a criação de massa crítica é fundamental para que isso possa ser alcançado.

6. Manutenção do conceito de integração docente assistencial (ensino em serviço).

7. Complementaridade de serviços e definição de responsabilidades de cada unidade ou órgão do sistema.

8. Criação de condições para que os princípios de transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e multiprofissionalidade ou de formação de equipes multiprofissionais possam existir.

9. Atuação tendo por base programas interdisciplinares e multiprofissionais, em que o ensino, a pesquisa e a assistência se deem concomitantemente, sem que a base sejam as disciplinas, porque as disciplinas das diversas profissões são diferentes e não podem servir de base para a organização multiprofissional.

10. Busca da qualidade social − o usuário e o aluno como o centro das ações do sistema.

O Complexo Hospitalar da UFRJ possui nove hospitais: o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa), o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), a Maternidade Escola (ME), o Instituto de Ginecologia (IG), o Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC), o Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (Ipub), o Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e o Instituto do Coração Edson Saad (Ices).

Cabe frisar que só o HUCFF − conhecido como Hospital do Fundão, maior hospital do Rio de Janeiro em volume de consultas − atende 42 especialidades médicas e 23 programas de alta complexidade e, além disso, possui um programa de transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Apesar de seu subfinanciamento, realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias e 700 internações. Abriga, ainda, laboratórios de ponta, onde são desenvolvidas produções científicas e publicações de artigos, sendo conhecido como um dos principais polos de produção e disseminação de conhecimento de saúde no estado e no país, além de ter conquistado crescente projeção internacional.

Reitoria da UFRJ
17/7/2019