UFRJ assina protocolo de cooperação em acessibilidade cultural

Acordo com o Instituto Politécnico de Leiria promove os direitos de pessoas com deficiência

Mesa de abertura do evento. Foto: FCC/UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) assinaram, em 27/6, protocolo de cooperação na área cultural que busca garantir a promoção dos direitos das pessoas com deficiência (PCD). O ato aconteceu junto à III Jornada Científica em Acessibilidade Cultural e contou com a presença do então reitor da UFRJ, Roberto Leher; do presidente e vice-presidente do IPLeiria, Rui Pedrosa e Nuno Rodrigues; e do coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), Carlos Vainer.

A UFRJ e o IPLeiria já desenvolvem trabalhos em comum, como no caso da participação de pesquisadores da instituição portuguesa na última edição do Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (Enac), em 2018, e a formação em nível de pós-graduação para a promoção da cidadania cultural por meio da acessibilidade. Com a assinatura do protocolo, inédito na América Latina, as instituições estabelecem novas atividades de colaboração técnica no âmbito da pesquisa, ensino e extensão.

Para Pedrosa, a parceria é a oportunidade de realizar um trabalho mais sólido e robusto. “O que vamos fazer não é mais do que assumir uma centralidade das universidades na sociedade. Assumir que os desafios globais são enormes e que não conseguimos resolvê-los sozinhos. Estas redes colaborativas nas universidades são absolutamente determinantes”, reiterou.

Na visão de Leher, o convênio com o instituto português contribui para fortalecer ainda mais as iniciativas envolvendo acessibilidade e cultura. Para ele, a Universidade deve buscar articulação institucional para que esses projetos possam ser materializados como políticas fundamentais de direitos de todos. “Muitos rostos estão interditados em relação ao acesso à universidade e à educação. Particularmente as pessoas com deficiência têm encontrado obstáculos muitas vezes intransponíveis para chegar aqui”, afirmou.

Para o então reitor, o desafio da acessibilidade não envolve apenas obstáculos materiais, mas simbólicos, pressupondo o enfrentamento de um desafio de caráter epistemológico. “É um momento que engrandece as nossas universidades e dá condições para que nossa ciência tenha, de fato, a vibração da vida.”, concluiu.

III Jornada Científica em Acessibilidade Cultural

A III Jornada Científica aconteceu entre 24 e 28/6 no Fórum de Ciência e Cultura . A Jornada marca o encerramento do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, desenvolvido pelo Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina em parceria com o FCC, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério da Cidadania.