UFRJ apresenta o espetáculo O Elixir do Amor

Ópera é resultado de parceria interdisciplinar entre Belas Artes, Música e Comunicação Social

Casal protagonista de O Elixir do Amor Foto: Divulgação/ Escola de Música

O projeto Ópera na UFRJ, criado em 1994 por iniciativa dos alunos da Escola de Música, apresenta sua 22ª montagem com O Elixir do Amor. O espetáculo, baseado na obra de Gaetano Donizetti, terá apresentações abertas ao público no Salão Leopoldo Miguez, de 27 a 30/6, e no Teatro Municipal João Caetano de Niterói, entre 5 e 7/7.

Com direção musical de Inácio De Nonno, direção cênica de Menelick de Carvalho, regência de Silvio Viegas e Felipe Damico, a montagem conta com solistas formandos e formados da Escola de Música e do Instituto Villa-Lobos da Unirio, a Orquestra Sinfônica da UFRJ e o Coral Brasil Ensemble. A direção geral do espetáculo tem a assinatura de Andrea Adour.

A criação e confecção do cenário e figurinos são de estudantes dos cursos de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes, sob coordenação das professoras Andrea Renk e Desirée Bastos, e do curso de Pintura, sob a orientação dos professores Martha Werneck e Lícius Bossolan. O projeto de luz, por sua vez, é de José Henrique Moreira, com montagem, operação e suporte do Sistema Universitário de Apoio Teatral (Suat), da Escola de Comunicação.

A obra de Donizetti se passa em uma aldeia basca no final do século XVIII, onde Nemorino, um camponês ingênuo e pobre, apaixona-se por Adina, rica proprietária de terras, que está interessada em Belcore, um militar de passagem pela região. Nemorino encontra no elixir do amor o remédio para curar os males do desamor.

Cantada em italiano e com diálogos em português, o espetáculo terá duas horas de duração.

27 e 28/6 às 19h; 29 e 30/6 às 16h

Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ.

Rua do Passeio, 98, Centro.

Entrada Franca.

Faixa etária livre.

5 e 6/7 às 19h; 7/7 às 17h

Teatro Municipal de Niterói, Óperas de Inverno.

Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.

Entrada: inteira, R$ 40; meia-entrada, R$ 20.

Faixa etária livre.