UFRJ cria Conselho de Extensão Universitária

Espaço é fundamental para diálogo ainda mais profundo com a sociedade, avalia Pró-Reitoria de Extensão (PR-5)

Consuni

Foto: Ana Marina Coutinho (Coordcom/UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criou, em 30/5, o Conselho de Extensão Universitária (CEU), em sessão especial do Conselho Universitário (Consuni).

Estão entre as atribuições do novo órgão atuar e decidir como instância superior da UFRJ em matéria de extensão, assim como elaborar as regras e normas da área. O CEU também será responsável por apreciar e aprovar propostas relativas à criação de cursos, programas, eventos e projetos de extensão, além de aprovar as diretrizes da política universitária de extensão e os planos referentes à área.

Para a pró-reitora de Extensão, Maria Malta, a concepção do órgão é estratégica para a UFRJ. “A importância do CEU é o reconhecimento do trabalho de todos os extensionistas ao longo dos últimos 99 anos da Universidade, bem como a atividade acadêmica da extensão na formação dos estudantes universitários”, afirmou. “Finalmente, a criação do CEU reconhece a necessidade da criação de uma normatização que dê conta dessa relação dialógica que a Universidade precisa ter com a sociedade por meio da extensão”, completou.

O CEU terá lugar na constituição das listas de nomes para escolha de reitorado, a partir de 2023. Poderá também indicar representantes para compor a Comissão Mista dos conselhos superiores acadêmicos, indicar representantes para compor Comissão Temporária de Alocação de Vagas Docentes (Cotav), assim como poderá gerir o próprio regimento.

Com a criação da nova instância acadêmica, a UFRJ passa a contar com cinco conselhos com poder de decisão: Consuni, Conselho de Curadores, Conselho de Ensino de Graduação (CEG), Conselho de Ensino para Graduados (Cepg) e o recente CEU.

O novo órgão deliberativo e consultivo será presidido pelo titular da PR-5 e seguirá o princípio da gestão democrática, com representação docente de no mínimo 70% e a garantia de participação de alunos, técnicos-administrativos, antigos alunos e membros da comunidade externa.

As instâncias acadêmicas e os segmentos do corpo social com representação prevista no colegiado terão 60 dias, a contar da data de publicação da resolução (3/6), para realizar a escolha de seus representantes e enviar os nomes à PR-5.

O que é a extensão universitária

A UFRJ é um espaço de produção e disseminação de conhecimentos, que se fundamenta sob um tripé integrado: ensino, pesquisa e extensão.

A extensão é uma forma de trabalho acadêmico dialógico, interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora e criadora entre universidade e outros setores da sociedade na qual se compartilha saberes, questões e experiências.