Certificados de Dignidade Acadêmica são entregues a mais de 300 alunos

Pró-Reitoria de Graduação honrou ex-alunos que tiveram mais de 80% de aproveitamento durante todo o curso

Aluna negra recebe certificado do pró-reitor de graduação

Foto: Diogo Vasconcellos

Na quinta-feira, 6/6, o auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia (CT), recebeu estudantes e seus familiares para a cerimônia de Dignidade Acadêmica promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (PR-1). A solenidade, que é uma tradição da UFRJ, honra com o certificado os ex-alunos que tenham concluído todas as disciplinas sem prorrogação e mantido Coeficiente de Rendimento (CR) igual ou maior a 8,0 em todos os períodos.

Foram concedidos três tipos de certificado diferentes: Summa Cum Laude (CR igual ou maior que 9,5), Magna Cum Laude (CR igual ou maior que 9,0) e Cum Laude (CR igual ou maior que 8,0). Estiveram presentes na cerimônia a reitora em exercício, Denise Nascimento; o pró-reitor de Graduação, Eduardo Serra; a superintendente geral de Graduação, Vera Nunes; e o pró-reitor de Políticas Estudantis, Luiz Felipe Cavalcanti. Também estiverem presentes, para a entrega dos certificados, representantes das Decanias, diretores dos campi e dirigentes das Unidades Acadêmicas.

A reitora em exercício ressaltou a importância da manutenção de ritos como esse, que representam a tradição da instituição. Para ela, o futuro do país cabe a esses jovens estudantes: “A celebração da Dignidade Acadêmica é o mais alto reconhecimento que a Universidade pode oferecer e reflete o desenvolvimento dos estudantes, professores e técnicos da UFRJ”, concluiu.