Denise Pires de Carvalho é nomeada reitora da UFRJ

É a primeira vez que uma mulher chega ao posto de reitora da Universidade. Cerimônia de transmissão de cargo já tem data marcada

Denise Pires

Foto: Diogo Vasconcellos (Coordcom/UFRJ)

Cerimônia de transmissão de cargo já tem data marcada

A professora Denise Pires de Carvalho foi nomeada nova reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O decreto designa a docente ao cargo a partir de 2/7/2019 e foi publicado nesta segunda (3/6), no Diário Oficial da União, para o mandato de quatro anos.

É a primeira vez que uma mulher assume o cargo máximo da UFRJ, instituição que acumula destaques: é a maior universidade federal do país, a segunda melhor e a mais inovadora do Brasil (Ranking Universitário Folha 2018), além de ser a terceira melhor da América Latina (Webometrics Ranking of World Universities 2019).

A transmissão do cargo do atual reitor Roberto Leher para a futura gestão será feita em uma solenidade aberta ao público em 8/7, no Centro de Tecnologia (CT), Cidade Universitária, em horário ainda a ser confirmado.

Notícia de nomeação foi anunciada em 31/5

Foi na sexta-feira (31/5) que Denise recebeu a notícia da assinatura do decreto pela Presidência da República. Ela estava a caminho do campus Macaé Professor Aloísio Teixeira.

“Estamos muito satisfeitos e pudemos anunciar, durante o evento que comemorou os 25 anos do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), a nomeação da futura reitora da UFRJ. Estamos certos de que a Universidade seguirá unida para implantar um modelo já estabelecido em várias das suas unidades, agora em Macaé também, que é o modelo da universidade do futuro, já presente na UFRJ: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão de excelência, mantendo-se pública, laica e gratuita”, afirmou a futura reitora, em entrevista ao Portal da UFRJ.

“Nós estamos realmente muito emocionados de poder estar à frente desse projeto que é a UFRJ, deixando a cada uma de nossas gerações um legado para o futuro do nosso país”, completou.

O novo vice-reitor, Carlos Frederico Leão Rocha, conhecido como Fred, também celebrou o momento. “Tem um significado em si por termos a primeira reitora neste momento. São quase 100 anos de história! Estamos muito felizes e também muito otimistas para termos uma universidade que vai continuar sendo como sempre foi: uma universidade de excelência, inclusive aqui no campus de Macaé, que é uma extensão dessa universidade no processo de interiorização. A UFRJ faz parte de uma grande tradição que tem mais de mil anos, e nós vamos continuar”, disse.

Denise e Fred foram os vencedores na pesquisa paritária junto à comunidade universitária. Além disso, tiveram os nomes na liderança da lista tríplice elaborada pelo Colégio Eleitoral em 30/4/2019, com 82 dos 90 votos.

A futura reitora concedeu entrevistas ao Portal da UFRJ quando ainda era candidata. Nelas, Denise abordou seus planos de gestão para a Universidade. Veja aqui as partes 1 e 2 dessas entrevistas.

Ifro, UFCA e Unila também tiveram nomeações de reitores na segunda (3/6)

Na mesma oportunidade, a Presidência da República também nomeou reitores para outras três instituições. O professor Uberlando Tiburtino Leite foi designado para a reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro); Ricardo Luiz Lange Ness, para a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Gleisson Alisson Pereira de Brito será o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Perfis da reitora e do vice-reitor da UFRJ

Reitora: Denise Pires de Carvalho, professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF)

Denise é professora titular do IBCCF. Leciona nos cursos de graduação da área da saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas−Fisiologia da UFRJ.

Foi orientadora na turma fora de sede da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e no mestrado profissional da UFRJ para formação científica de professores de Biologia. Médica formada pela UFRJ com diploma cum laude (coeficiente de rendimento acumulado acima de 8), possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), ambos pelo IBCCF.

Tem pós-doutorado pelo Hôpital de Bicêtre (França) e pela Universitá Degli Studi di Napoli (Itália). Já foi diretora e vice-diretora do IBCCF, coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), além de diretora-adjunta de graduação e também de pós-graduação.

Carlos Frederico Leão Rocha

Foto: Diogo Vasconcellos (Coordcom/UFRJ)

Vice-reitor: Carlos Frederico Leão Rocha, professor do Instituto de Economia (IE)

Fred é professor associado do IE. É pesquisador na área de Economia Industrial e da Inovação e atua no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRJ.

Graduado em Ciências Econômicas, é mestre e doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia, sendo as três formações pela UFRJ. Tem pós-doutorado pela Università degli Studi di Siena (Itália) e pelo Institute for High Technology − Universidade das Nações Unidas (Holanda). Foi diretor do IE e vice-presidente da Adufrj, Associação de Docentes da Universidade. Atuou ainda como membro do Comitê Técnico do Plano Diretor da UFRJ e representante do Conselho de Ensino para Graduados (Cepg).