PR-2 e Parque lançam programa de Doutorado Acadêmico para Inovação

Serão oferecidas 10 bolsas de pesquisa financiadas pelo CNPq

Prédios do Parque Tecnológico

Foto: Divulgação/ Parque Tecnológico da UFRJ

A PR-2 (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa) e o Parque Tecnológico da UFRJ lançaram, em parceria, o programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI UFRJ), que conta com a colaboração de nove empresas e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O DAI UFRJ busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação na Universidade por meio do envolvimento de estudantes de Doutorado em projetos de interesse do setor empresarial.

Nesta etapa, o programa está voltado para alunos dos programas de pós-graduação em Administração, Clínica Médica, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia Nuclear, Engenharia Oceânica, Engenharia Química, Engenharia de Nanotecnologia, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas e Computação, Engenharia de Transportes, Planejamento Energético e Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Serão concedidas 10 bolsas, com duração de até 48 meses (4 anos). Os programas de pós-graduação ficarão responsáveis por indicar os alunos com perfis mais adequados à chamada, bem como os respectivos orientadores acadêmicos.

As empresas participantes do programa,  parceiras ou localizadas no ambiente de inovação do Parque e Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ  são: Braskem, Promec, Toco, MJV, Petrec, Vortex, Neopath, Globalyeast e Instituto de Biologia Molecular do Paraná. Os interessados devem enviar os documentos de submissão das candidaturas até o dia 7 de junho de 2019. Para mais informações, acesse edital no site.

O programa, gerido pelo diretor executivo do Parque, José Carlos Pinto (representante institucional do DAI), ocorre de forma contínua e poderá abrigar novas empresas e programas de pós-graduação ao longo do tempo. O CNPq irá financiar as bolsas  e supervisionar o programa.