Professores da UFRJ produzem podcast de divulgação científica

Microbiando foca na área de Microbiologia e Imunologia com bom humor

Logotipo do podcast Microbiando.

Há um ano nascia o Microbiando, podcast produzido por professores do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG), com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/RJ). Com notícias e atualidades do mundo da Microbiologia e da Imunologia, o programa tem vários quadros, desde discussões de artigos científicos de alto impacto, novidades e a história dos pesquisadores por trás da ciência, sempre de maneira divertida e casual. Além disso, também há contato com os ouvintes, que participam enviando perguntas ao programa.

O projeto foi idealizado pelos professores do IMPG Leandro Lobo e Juliana Echevarria, que reuniram outros interessados para dar prosseguimento à proposta. Hoje a estrutura conta com professores e pesquisadores da UFRJ e da Fiocruz e também com 15 alunos, que participam da elaboração das matérias e das gravações, realizadas no estúdio do Núcleo de Novas Tecnologias e Mídias (NNOTEM), vinculado à Coordenação de Extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF).

Neste primeiro ano, os episódios têm sido muito bem recebidos pelo público, com uma média de mil downloads por mês. O programa está disponível em todos os aplicativos agregadores de podcast (Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Stitcher, entre outros). Clique aqui para ver a lista dos episódios lançados até agora.