Restaurante Universitário Central completa 10 anos

Data marca a expansão do sistema de alimentação na UFRJ

Comemoração dos 10 anos do RU. Foto: Diogo Vasconcellos – Coorcom/UFRJ

A unidade central do Restaurante Universitário comemorou 10 anos da sua inauguração em 25/4. Para celebrar a data, a UFRJ decorou as unidades do sistema de alimentação e preparou um almoço festivo com os itens favoritos dos estudantes e servidores: estrogonofe de carne – com direito à batata palha –, croquetes vegetarianos e muito bolo!

Renata Machado, coordenadora do Sistema de Alimentação, contou que a ideia da festa foi comemorar com todos, e que os alunos já estavam se manifestando positivamente nas redes sociais e nas filas enormes dos bandejões. “Comida de verdade é afeto e escolhemos as refeições favoritas dos consumidores para que pudéssemos celebrar essa data. Até as nutricionistas, que geralmente são mais restritivas, permitiram itens como batata palha e bolo.”

Rafael Pereira, aluno da Biomedicina, é frequentador do Restaurante Central e estava muito animado com a comemoração. “A comida está muito boa e a sobremesa está incrível. A festa também ficou ótima, acompanhamos a produção pela internet e ficamos muito contentes com o empenho dos funcionários.”

O Sistema de Alimentação da UFRJ

Evento teve cardápio especial. Foto: Diogo Vasconcellos – Coordcom/UFRJ

A UFRJ serve, atualmente, cerca de 15.000 refeições por dia, entre almoço e jantar, e conta com seis restaurantes espalhados por seus campi. Entre os anos 1940 e 1990, a Universidade teve diversas experiências de alimentação, mas de 1992 a 2008 não contou com restaurantes voltados para a assistência estudantil.

A reativação do sistema começou em 2008 com a unidade da Letras e, em 2009, o Restaurante Universitário Central abriu as portas para abrigar o maior número de refeições servidas de toda a UFRJ. Machado afirmou que a comemoração dos 10 anos do RU Central mostra a valorização da alimentação. “Fizemos uma festa aberta para todos os alunos, pois achamos necessário lembrar que nem sempre foi assim e que os restaurantes têm uma enorme importância na vida desses estudantes”, explicou.

Os restaurantes oferecem hoje refeições elaboradas por nutricionistas, com alternativas para restrições alimentares. “Trabalhamos com a alimentação inclusiva. Temos opções veganas, sem nenhum ingrediente de origem animal, e não trabalhamos com nenhum alimento que seja naturalmente causador de alergia. Assim, pessoas com restrições podem comer mais tranquilas”, completou.