UFRJ oferta 1.150 vagas em cursos de graduação a distância

Vestibular Cederj já tem inscrições abertas. Ingresso é para segundo semestre deste ano

Alunos fazendo a prova

Foto: Marco Fernandes (Coordcom/UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está oferecendo 1.150 vagas em quatro cursos de graduação a distância para ingresso no segundo semestre de 2019. Para concorrer é preciso se inscrever no Vestibular 2019.2 do Centro de Educação Superior a Distância doEstado do Rio de Janeiro (Cederj), cujas inscrições já estão abertas, pelo site, e terminam em 9/5.

Dessas vagas, 910 são destinadas a licenciaturas, sendo 356 para Ciências Biológicas, 375 para Física e 179 para Química. As 240 restantes são para o bacharelado em Ciências Contábeis.

O exame será aplicado em 9/6 e conterá 60 questões objetivas, abrangendo tópicos de língua portuguesa e literatura brasileira, língua estrangeira (espanhol ou inglês), biologia, física, matemática, química, geografia e história, além da prova de redação. A taxa de inscrição no vestibular é de R$ 88,00.

Para quem pretende usar a nota da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na modalidade ampla concorrência, serão destinadas 30% das vagas, conforme as regras estabelecidas no edital. Além disso, professores da rede pública de ensino têm direito a 10% das vagas abertas nos cursos de licenciatura da UFRJ.

O resultado final está previsto para 1/7 e a matrícula para 2 e 3/7, diretamente nos polos onde a UFRJ está presente e de acordo com cada curso: Angra dos Reis, Belford Roxo, Campo Grande, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Miracema, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Resende, São Gonçalo, Três Rios e Volta Redonda.

Cursos a distância

As graduações da UFRJ que operam na modalidade a distância garantem ao egresso o mesmo tipo de diploma que teria se estudasse presencialmente.

Os cursos têm material didático próprio, especialmente preparado para a educação a distância, incluindo impressos, videoaulas e recursos multimeios. Contam, ainda, com sistema de apoio à aprendizagem, baseado em duas formas de tutoria:  presencial, que disponibiliza ao aluno dos períodos iniciais um encontro semanal de duas horas por disciplina no polo regional a que está vinculado; e a distância, em que o estudante tem acesso pela plataforma Cederj e por um telefone 0800, para todas as disciplinas. O processo de avaliação é realizado nos polos regionais, similar ao utilizado para aferir o desempenho dos alunos nos cursos presenciais das universidades. Nos polos regionais, o Cederj oferece também laboratórios didáticos de biologia, física e química, por exemplo.

Leia o edital e confira o manual do candidato para saber mais.