Ernani Aguiar é homenageado no 6º FMCB

Festival de Música Contemporânea Brasileira dá destaque ao professor da UFRJ. Evento terá congresso para celebrar sua carreira

Ernani Aguiar

Foto: Divulgação/FMCB

O professor da UFRJ Ernani Aguiar está sendo homenageado na 6ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), que acontece até 30/3, em Campinas (SP). O artista multifacetado é dono de um acervo de obras diversificado, circulando entre música vocal, instrumental, de câmara e orquestral.

Regente versátil e compositor original,  Aguiar é considerado uma das mais importantes personalidades da música erudita do Brasil e do mundo, tendo algumas de suas peças gravadas por coros e orquestras de diferentes países. Não é à toa que ocupa a cadeira nº 4 da Academia Brasileira de Música, distinção máxima da arte musical no país.

As obras de Aguiar já ganharam dezenas de gravações, inclusive em programas de concertos nacionais e internacionais. Com a discografia em franca expansão, é detentor de diversas condecorações, entre elas o Prêmio “Açorianos” de Música (2010), pelo CD Novenas, com o coral Porto Alegre, solistas e orquestra, contando com obras inéditas do maestro José Maurício.

Destacam-se em sua produção obras para coro, como o Psalmus CL (editado e gravado nos Estados Unidos) e a série de Motetinos. São sublinhadas, ainda, suas obras para diversas formações instrumentais, como as Meloritmias, para instrumentos solo, e o Duo, para violino e violoncelo. Peças para orquestra de cordas, como as séries Quatro Momentos e Instantes, e obras sinfônicas, como as Cantatas de Natal e de Páscoa e a ópera O Menino Maluquinho, com libreto de Ziraldo, também mostram relevância para o cenário da música.

Congresso sobre Ernani e noite musical com suas obras estão na programação

O FMCB dará vez a um congresso específico para celebrar a carreira do músico. Apresentações artísticas, comunicações orais e  uma mesa-redonda debaterão transversalmente a obra de Aguiar, que leciona regência e prática de orquestra há mais de três décadas na Escola de Música da UFRJ.

Uma noite dedicada inteiramente em sua homenagem está na programação do evento. O público poderá apreciar as obras sendo interpretadas pelo Coro Contemporâneo de Campinas e pelo Unicamp Cello Ensemble, além de prestigiar o compositor comentando cada uma delas.

O festival

O FMCB é um evento que promove a valorização da música nacional por meio de uma homenagem, a cada edição, a dois compositores brasileiros vivos. Neste ano,  outra personalidade condecorada será o violonista Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga.

Lançada em 2014, a iniciativa partiu da pesquisa de doutorado da pianista Thais Nicolau, hoje responsável pelo FMCB. O evento acontece anualmente em Campinas, unindo pesquisa e performance e contando com a presença dos compositores homenageados durante todo o evento. É uma oportunidade incomum que possibilita a interação entre artistas, compositores, pesquisadores, universidades e comunidade em geral.