Categorias
Memória

Solidariedade ao professor Pedro Mara Henrique de Souza Tavares

Nota da Reitoria

O mesmo agente acusado de assassinar a vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, Ronnie Lessa vinha realizando “pesquisas” (local de trabalho, familiares, horários) sobre a vida de outros defensores da democracia, conforme declaração do delegado titular da Delegacia de Homicídios, Giniton Lages, à imprensa. Como no documentário de Eduardo Coutinho, Cabra Marcado para Morrer, outros nomes também passaram a constar da sinistra lista de pessoas que compõem a agenda do possível sicário. Entre eles, Pedro Mara, professor respeitado e querido por seus estudantes e colegas. 

O docente atua como diretor do Ciep 210, Mario Alves de Souza Vieira, nome que homenageia o político e jornalista assassinado pela ditadura, em Belford  Roxo, e é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. 

Em nome dos direitos humanos e dos valores civilizatórios, as investigações precisam esclarecer essas ameaças, focalizando as reais motivações das ações do referido agente. 

A Reitoria reafirma sua solidariedade ao professor e estudante, reiterando que envidará todos os esforços para que as autoridades policiais e judiciárias esclareçam o episódio e que, junto com as instituições comprometidas com o Estado Democrático de Direito, acompanhará diuturnamente as intoleráveis ameaças à vida dos defensores da liberdade de pensamento e  de cátedra.

Rio de Janeiro, 18/3/2019
Reitoria da UFRJ