O Museu Nacional (MN) da UFRJ realizou na quinta-feira (13/12) um evento em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Google para anunciar novos investimentos e parcerias.
Durante a apresentação, o reitor Roberto Leher e o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, falaram sobre as etapas de resgate e conservação das peças do acervo. Leher afirmou que 51% das obras da primeira etapa da reconstrução já foram concluídas. “Gostaria de homenagear todos os colegas da Universidade que têm desenvolvido um trabalho importante e exemplar para todos que amam a ciência, a cultura e a arte”, ressaltou o reitor.
O secretário executivo do MEC, Henrique Sartori, anunciou a cessão definitiva de um terreno próximo à Quinta da Boa Vista que deve abrigar as áreas de pesquisa e administração do museu. Sartori divulgou ainda uma nova rubrica orçamentária de R$ 45 milhões para manutenção e recuperação de prédios históricos federais de sua rede.
Entre os outros investimentos anunciados, estão a liberação de R$ 2,5 milhões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a manutenção do programa de pós-graduação do Museu Nacional e uma parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a fim de subsidiar estudos para a reconstrução do Paço de São Cristóvão e das bases do novo museu.
Foram apresentados, também, parte dos 1.500 itens recentemente recuperados. Entre as peças, estão duas bonecas carajás consideradas Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pontas de flechas indígenas e peças etnográficas.
Tour Virtual do Google permite visita ao MN
O Google lançou, durante o evento, um tour virtual por ambientes internos do museu com imagens capturadas pelo Museum View em 2017. O passeio, disponível no Google Arts&Culture, traz imagens em alta definição de 164 relíquias distribuídas em sete exposições. A experiência interativa é gratuita e dispõe de áudios em português, inglês e espanhol.