Consuni discute orçamento da UFRJ

A receita própria poderá cair de R$ 56 milhões, em 2018, para R$ 34 milhões, em 2019

No dia 13/12, o Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ reuniu-se para iniciar os debates sobre o orçamento da Universidade em 2019 e discutir sua evolução/involução. O montante total caiu de R$ 421.417 milhões, em 2017, para R$ 392.388 milhões, em 2018, e no ano que vem será ainda menor: R$ 361 milhões.

A estimativa de receita própria, por exemplo, recuou de R$ 56 milhões para R$ 34 milhões em 2019. O Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec), que recebia R$ 5 milhões anualmente, agora não receberá nada. Também não receberão nenhuma verba o programa Viver sem Limite e o Programa de Extensão Universitária (Proext).

Os investimentos no Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni) também sofreram queda. A soma, que chegava a R$ 33,8 milhões em 2017, foi reduzida a R$ 6,3 milhões em 2018; em 2019, será de pouco mais de R$ 6 milhões.

Roberto Gambine, pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças, avalia que as edificações da UFRJ tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) possuem profundo valor cultural e exigem cuidados de restauração distintos dos necessários nos novos imóveis. “Esse patrimônio nacional é invisível para o orçamento. Nem o MEC, nem o Minc, nem o MCTIC destinam rubrica orçamentária para os mesmos. A conservação e a restauração têm sido feitas com recursos de custeio e de capital do orçamento geral da UFRJ, que exige recursos significativos”, afirmou.

Outra rubrica importante são as referentes às despesas de manutenção das nove unidades hospitalares da UFRJ, como o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e o Instituto de Psiquiatria (Ipub). O valor anual ficará próximo dos R$ 95 milhões, também com cobertura no orçamento geral da UFRJ

Até 12/12, o déficit total previsto estava em R$ 171 milhões (sendo R$ 27,5 milhões de 2016, R$ 25 milhões de 2017 e R$ 119 milhões de 2018). Porém, esse valor pode ser reduzido caso a UFRJ receba alguma suplementação orçamentária até o final deste mês.