Categorias
Memória

Fórum Ambiental da UFRJ

Estão abertas as inscrições para câmaras temáticas

A comunidade acadêmica da Universidade elegeu o comitê gestor do Fórum Ambiental da UFRJ em plenária realizada no dia 3/12 no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Os integrantes escolhidos terão 60 dias, a contar da portaria de nomeação, para apresentar uma proposta de estatuto de funcionamento do fórum e das câmaras temáticas,  que  deverão pensar na promoção de iniciativas ambientais em diferentes esferas da instituição.

Em discurso na mesa de abertura da plenária, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, saudou a criação do fórum, que desenvolverá uma agenda ambiental no âmbito da Universidade. “Precisamos tornar o nosso campus um espaço que seja exemplar em relação a como podemos projetar um futuro que não seja de uso intensivo de energia, de uso intensivo dos recursos naturais”, afirmou Leher. “O fórum deverá harmonizar nossos campi com o conceito que a UFRJ tem de futuro.”

 

As câmaras temáticas abordarão, inicialmente, oito aspectos sobre meio ambiente e a Universidade em suas discussões: Biodiversidade e geodiversidade; Recursos ambientais – Hídricos;  Recursos ambientais – Energia; Legislação e normas; Educação socioambiental, Comunicação, Resíduos e Qualidade de vida no ambiente universitário. Para fazer parte das câmaras temáticas, basta clicar aqui. As inscrições estão abertas até 28/2/2019.

Confira abaixo o nome dos membros do comitê:

Membros do segmento “Alunos”: Lucas Redko de Carvalho – CCJE Camila Alves Martins – CT/EQ Thalita Sanches Gomes – CCS/IB Fernanda Merolla Piubel – CCMN/Igeo (suplente) Flávia Vargas Amarantes Arantes – CFCH/ESS (suplente)

Membros do segmento “Docentes”: Júlio Carlos Afonso – CCMN/IQ Sergio Bonecker – CCS/IB Bettina Susane Hoffmann – CT/EQ Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco – CT/IMA (suplente) Cristina Nassar – CT/Poli (suplente)

Membros do segmento “Funcionários”: Janete da Silva Moreno Martins – Prefeitura Universitária Beatriz Emilião Araújo – PR-6/PDAP Luiz Otávio de Souza Silva – CT/Decania Marlene Barbosa – CT/Decania (suplente) Paula Macedo Lessa dos Santos – CCMN/IQ