Museu Nacional divulga investimentos e parcerias

Em evento MEC e Google anunciam iniciativas para preservação da memória do MN

Evento no Museu Nacional Foto: Diogo Vasconcellos – Coordcom/UFRJ

O Museu Nacional (MN) da UFRJ realizou na quinta-feira (13/12) um evento em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Google para anunciar novos investimentos e parcerias.

Durante a apresentação, o reitor Roberto Leher e o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, falaram sobre as etapas de resgate e conservação das peças do acervo. Leher afirmou que 51% das obras da primeira etapa da reconstrução já foram concluídas. “Gostaria de homenagear  todos os colegas da Universidade que têm desenvolvido um trabalho importante e exemplar para todos que amam a ciência, a cultura e a arte”, ressaltou o reitor.

O secretário executivo do MEC, Henrique Sartori, anunciou a cessão definitiva de um terreno próximo à Quinta da Boa Vista que deve abrigar as áreas de pesquisa e administração do museu. Sartori divulgou ainda uma nova rubrica orçamentária de R$ 45 milhões para manutenção e recuperação de prédios históricos federais de sua rede.

Entre os outros investimentos anunciados, estão a liberação de R$ 2,5 milhões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a manutenção do programa de pós-graduação do Museu Nacional e uma parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a fim de subsidiar estudos para a reconstrução do Paço de São Cristóvão e das bases do novo museu.

Parte do acervo resgatado do MN Foto: Diogo Vasconcellos – Coordcom/UFRJ

Foram apresentados, também, parte dos 1.500 itens recentemente recuperados. Entre as peças, estão duas bonecas carajás consideradas Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pontas de flechas indígenas e peças etnográficas.

Tour Virtual do Google permite visita ao MN

O Google lançou, durante o evento, um tour virtual por ambientes internos do museu com imagens capturadas pelo Museum View em 2017. O passeio, disponível no Google Arts&Culture, traz imagens em alta definição de 164 relíquias distribuídas em sete exposições. A experiência interativa é gratuita e dispõe de áudios em português, inglês e espanhol.

Faça a visita aqui.