Categorias
Memória

Professor da UFRJ recebe Prêmio Direitos Humanos

O docente da Faculdade de Psicologia foi um dos agraciados na premiação que aconteceu no dia 21/11


Foto: Acervo pessoal

O professor Pedro Paulo Gastalho de Bicalho recebeu das mãos do ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, um dos prêmios dos Direitos Humanos, em cerimônia realizada no dia 21/11, em Brasília. No total, foram 50 ganhadores, e todos fazem algum tipo de trabalho voltado para o tema.

Pedro Paulo Bicalho é professor associado do Instituto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, atualmente, é também membro da Diretoria Executiva do Conselho Federal de Psicologia e da Comissão Permanente dos Direitos da População em Situação de Privação de Liberdade do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) do Ministério dos Direitos Humanos. Segundo ele, “este prêmio representa o reconhecimento do Estado brasileiro com a necessidade de construção de políticas científicas que sirvam como instrumento de luta. Receber o Prêmio Direitos Humanos em 2018 – ano dos 70 anos da Declaração Universal – aponta a beleza de um simbolismo por um lado e, por outro, o desejo de que esta não tenha sido a última edição desta premiação”.

Para o docente, é importante deixar claro, constantemente, que se torna impossível formar psicólogas e psicólogos sem lembrá-los, efetivamente, do compromisso da profissão com a promoção dos Direitos Humanos: “Na atual conjuntura, é necessário cotidianamente afirmar a indissociabilidade da prática acadêmica com o enfrentamento às desigualdades que estruturam e constituem a sociedade brasileira”.