Categorias
Memória

Dia do Servidor Público

Carta da Reitoria aos servidores da UFRJ

Muito estimadas servidoras da UFRJ e igualmente estimados servidores da instituição,

A data de hoje, Dia dos Servidores Públicos, nos remete aos 30 anos da Constituição Federal e à correspondente ampliação do serviço  público, tanto no que se refere aos direitos sociais assumidos quanto aos direitos de todos os cidadãos e dever do Estado, e também nos remete ao Estatuto do Servidor Público como elevada atividade a ser realizada em prol de todo o povo. A Constituição originalmente consagrou o Regime Jurídico Único e a aposentadoria digna para que todos os servidores pudessem exercer suas atividades “em dedicação plena”. 

A data coincide, também, com o segundo turno das eleições de 2018 e, assim, interpela os projetos de país. A UFRJ foi uma das instituições que mais lutaram contra a censura, o arbítrio, as cassações daqueles que apenas praticaram a liberdade de cátedra e pelo fim da violência do Estado sobre os que pensavam diferente. É essa tradição crítica e comprometida com o país que alimenta a nossa expectativa de futuro. Que a celebração de hoje reafirme os valores originais da Constituição Federal e abra novos horizontes para a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura!

Sem o servidor público não teríamos pesquisa relevante, saúde pública, educação pública de qualidade, infraestrutura estratégica para o país. Não teríamos a soberania alimentar, energética e de recursos naturais. 

A Reitoria manifesta, assim, profundo reconhecimento à dedicação, inteligência e ao compromisso de todas as servidoras e todos os servidores – docentes e técnicos-administrativos – que tornaram a UFRJ uma instituição que orgulha toda a nação e que contempla os mais generosos anseios da sociedade brasileira com o bem viver dos povos, em um ambiente de democracia política, econômica e social. 

Roberto  Leher 
(Reitor)