Cerimônia de Dignidade Acadêmica homenageia 250 estudantes

Alunos de 60 cursos tiveram excelência acadêmica durante graduação

Alunos recebem Dignidade Acadêmica. Foto: Raphael Pizzino – Coordcom/UFRJ

A UFRJ entregou, na terça-feira (9/10), certificados de Dignidade Acadêmica para 250 alunos de 60 cursos. A cerimônia aconteceu no auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia (CT), e homenageou estudantes com excelência de desempenho durante a graduação.

Estiveram presentes na solenidade a vice-reitora, Denise Nascimento, o pró-reitor de Graduação, Eduardo Serra, a superintendente acadêmica, Vera Nunes, os decanos dos centros e diretores de unidades.

Durante o evento, Denise Nascimento defendeu a importância da universidade pública e sua função social: “Só ela garante condições para o desenvolvimento crítico, articulado com a educação básica e com a demanda dos povos.” Segundo ela, a universidade tem papel de destaque estratégico em discussões importantes, promovendo o diálogo e a interação social do conhecimento. A vice-reitora destacou o simbolismo acadêmico do desempenho desses alunos que representam a excelência da UFRJ junto à sociedade.

Entre os agraciados, estavam recém-formados e também ex-alunos com décadas de formação. Adriana Sansão é atualmente professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e se formou há 22 anos. Ela conta que na época não valorizou o certificado, mas que com a vida acadêmica sentiu a necessidade de buscá-lo: “Acho que estamos numa época em que tudo é questionado, mas é importante porque mostra um esforço dos alunos.”

Valéria Andrade, diretora da Divisão de Registro de Estudantes (DRE), afirma que existe muita procura por parte de alunos que já se formaram há mais tempo, mas não resgataram seus certificados. “Hoje a demanda é praticamente igualada entre os recém-formados e estudantes antigos”, declara.

O certificado

A Dignidade Acadêmica é concedida pela UFRJ a alunos que mantiveram um ótimo desempenho acadêmico durante todo o curso de graduação. Estão aptos a receberem a dignidade acadêmica os estudantes que tenham completado a graduação no período de tempo recomendado para seu curso, possuam o Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) acima de 8,0 e não tenham sofrido nenhuma sanção disciplinar.

Os certificados são divididos em três níveis de rendimento: os alunos com CRA acima de 9,5 receberão a Summa Cum Laude; os que obtiveram mais de 9,0, a Magna Cum Laude; e os que mantiveram o CRA acima de 8,0, o certificado Cum Laude.

Todos que cumpriram esses requisitos durante a graduação podem solicitar a Dignidade Acadêmica, mesmo aqueles que já se formaram há muito tempo. Para dar entrada no processo, o aluno ou ex-aluno precisa ir à DRE, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), e solicitar o formulário a ser preenchido para análise do histórico. Para os alunos concluintes, é necessário que a data da colação já conste no histórico. O processo também pode ser realizado por representante, desde que possua procuração com firma reconhecida.

Saibam mais sobre a Dignidade Acadêmica no site da Pró-Reitoria de Graduação