Semana de Integração Acadêmica chega à 9ª edição

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia faz parte da programação

Com o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a 9ª edição da Siac (Semana de Integração Acadêmica) da UFRJ ocorrerá entre os dias 15 e 19/10. Neste ano, o tema discutido será “Ciência para a redução das desigualdades”, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que também integra a programação principal.

A Siac acontecerá em todos os campi e unidades da UFRJ, com o objetivo de assegurar o espaço para a apresentação e a discussão de trabalhos de iniciação científica, artística, tecnológica, cultural, à docência e de extensão desenvolvidos na Universidade. Ao todo, serão apresentados 5.605 trabalhos em diversos formatos: oral, pôster, e-pôster, oficina, instalação, minicurso, vídeo, exposição artística e performance. Todos contam com o envolvimento de estudantes da graduação e da pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos da UFRJ, além de estudantes do ensino médio participantes da iniciação científica da Universidade.

Os trabalhos inscritos tiveram seus resumos avaliados e, nas sessões de apresentação, serão julgados por dois avaliadores. A partir das apreciações, serão concedidas menções honrosas a alguns trabalhos, que estarão distinguidos pelas categorias Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação.

Dentro da extensa programação, destaca-se a cerimônia de abertura, que acontece no dia 15/10, no auditório Roxinho (CCMN). Haverá ainda uma programação dedicada à SNCT, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, nos três campi da UFRJ (Fundão, Duque de Caxias e Macaé), com diversas oficinas voltadas à popularização da ciência.

Além da SNCT, a Siac também reunirá os seguintes eventos: a 40ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (Jictac), o 15º Congresso de Extensão, a 10ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé e a 5ª Jornada de Formação Docente (Pibid). Toda a programação da Siac é aberta ao público, porém algumas das atividades exigem inscrição prévia.

Para maiores informações, acesse o portal do evento: https://siac.ufrj.br/. Sobre a programação de oficinas e minicursos, acesse também: http://siac-snct.pr5.ufrj.br