Categorias
Memória

Consuni discute valorização de imóveis da UFRJ

Conselheiros analisaram nova etapa do projeto desenvolvido com o BNDES


foto: Jean Souza – Coordcom/UFRJ

Conselheiros analisaram nova etapa do projeto desenvolvido com o BNDES

O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ discutiu nesta quinta-feira, 11/10, mais uma etapa do projeto de valorização do patrimônio imobiliário da Universidade, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

No dia 6/10, o Banco anunciou o consórcio vencedor do pregão eletrônico para elaboração de estudos técnicos para uso econômico de ativos imobiliários da UFRJ. O projeto define que imóveis e terrenos não ocupados poderão ser futuramente usados para iniciativas de terceiros. Como contrapartida, determina que novas instalações devem ser construídas na UFRJ. 

O consórcio Fator/Galípolo/Pedrotaddei/VG&P foi o vencedor do pregão. O grupo, liderado pelo Banco Fator S.A., apresentou o melhor lance, no valor de R$ 2,6 milhões. A contratação dos consultores prevê a realização de estudos de modelagem para o uso, por um tempo determinado, de imóveis na Praia Vermelha, Cidade Universitária e no Centro do Rio de Janeiro. 

Assistência estudantil como prioridade

Como contrapartida, os licitantes futuros deverão construir novos restaurantes e moradias universitárias nos campus da Praia Vermelha e Cidade Universitária, já que a assistência estudantil é prioridade no projeto. Investimentos para as edificações e manutenção predial, durante todo o período de uso, integram o escopo de ações. 

Entre as novas instalações, está prevista a construção de um novo equipamento cultural, no espaço que foi ocupado pela casa de shows Canecão.

“Entendemos que um novo passo foi dado. Avaliamos que esse processo licitatório foi muito bem feito, os termos estão muito bem colocados, as expectativas da UFRJ estão claramente expressas”, disse o reitor Roberto Leher. 

Ele reforçou que as propostas de uso serão apreciadas pelos colegiados e pelo Consuni, ao longo do processo. A Universidade subsidiará a consultoria com informações. Leher também destacou que o projeto com o BNDES é importante, face à redução de recursos para as instituições universitárias, durante 20 anos, determinadas pela Emenda Constitucional 95. 

Clique aqui para acessar o edital e termo de referência do projeto

Anexo – Tabelas de produtos, preços e prazos de entrega

Anexo – Ativos imobiliários da UFRJ