Pró-Reitoria de Pessoal lança curso para dirigentes da Universidade

Novo local da primeira mesa de debates será no Auditório Quinhentão

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) dará início ao Programa de Capacitação para Dirigentes da UFRJ “Política de Pessoal e conflitos nas relações de trabalho” com o objetivo de oferecer condições efetivas para a reflexão sobre a prática em política de pessoal e possibilitar aos(às) dirigentes da Universidade o aprimoramento de ferramentas que contribuam para a melhoria das relações de trabalho.

O Programa contará com nove encontros semanais que totalizarão 30 horas de duração, resultando em dois meses de capacitação, em diferentes auditórios do campus da Ilha do Fundão. Terá como público-alvo prioritário os(as) dirigentes universitários(as), ou seja, quaisquer servidores(as) que exerçam função de chefia ou cargo de direção.

Alteração de local

A inscrição para a capacitação será aberta na ocasião da primeira mesa, intitulada “Política de Pessoal no serviço público em tempos de desmonte do Estado”, que ocorrerá no dia 9 de outubro, às 9h30, no Auditório Quinhentão, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Programação:

9 de outubro de 2018, 9h30, no Auditório Quinhentão, no CCS – Módulo 1 – Abertura com o tema “Política de Pessoal no serviço público em tempos de desmonte do Estado”.

16 de outubro de 2018, 13h30, no Salão Nobre do CT – Módulo 2 – “Política de Pessoal na UFRJ: compromisso com os Direitos Humanos e com a Saúde do Trabalhador”.

Módulo 3 – “Trabalho, saúde mental e assédio moral”, subdivididos em dois temas: a) 23 de outubro de 2018, 13h30, no Salão Nobre do CT – Tema 3.1: “Adoecimento mental no trabalho”; b) 30 de outubro de 2018, 13h30, no Auditório G2 da Faculdade de Letras – Tema 3.2: “Violência no trabalho e assédio moral”.

Módulo 4 – “O papel da gestão na redução de conflitos cotidianos”, subdivididos em dois temas: a) 6 de novembro de 2018, 13h30, no Auditório do Bloco G do CT (sala 122) – Tema 4.1: “Gestão de conflitos no trabalho”; b) 13 de novembro de 2018, 13h30, no Salão Nobre do CCMN – Tema 4.2: “Inteligência emocional e habilidades sociais na gestão”.

21 de novembro de 2018, 13h30, no Auditório CGTEC, no CT 2 – Módulo 5 – “O papel da gestão no respeito à diferença e à diversidade”.

27 de novembro de 2018, 13h30, no Salão Nobre do CCMN – Módulo 6 – “Gestão democrática”.

4 de dezembro de 2018, 9h30, no Auditório Quinhentão, no CCS – Módulo 7 – Encerramento com o tema “Política de Pessoal na UFRJ: perspectivas e desafios”.