UFRJ é selecionada para programa de internacionalização da Capes

Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) tem início em novembro

foto: Raphael Pizzino – Coordcom/UFRJ

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação, anunciou no dia 01/10 o resultado final do processo de seleção de instituições de ensino superior para o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt).

Os recursos de 2018 serão destinados a 36 instituições que participaram do processo de seleção, iniciado em 2017, entre elas a UFRJ. Os projetos escolhidos serão iniciados em novembro, com prazo de duração de quatro anos e, a partir de 2019, a Capes investirá no programa R$ 300 milhões anuais.

Concebido para desenvolver e implementar a internacionalização das áreas de conhecimento escolhidas pelas instituições selecionadas, o PrInt pretende ainda estimular a formação de redes de pesquisas internacionais.

Leila Rodrigues da Silva, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, comentou o projeto apresentado à Capes.

“A UFRJ tem um lugar de destaque no cenário internacional, em diversas áreas. Fizemos uma opção que valoriza um projeto institucional de internacionalização de excelência. Nele, há lugar para os programas [de conceitos] 5, 6 e 7, mas também para os programas 4. Ao incluirmos os programas com nota 4, acreditamos que a atuação internacional desses cursos passa a obter maior reconhecimento”, disse.

A proposta apresentada pela UFRJ demanda cerca de R$ 50 milhões anuais para toda a universidade, entretanto, a quantia que cada universidade irá receber ainda não foi anunciada. A pró-reitora destaca que o PrInt é uma iniciativa que passa a englobar recursos de outros programas existentes anteriormente para internacionalização, no âmbito da Capes.

Ações financiáveis

O Programa Institucional de Internacionalização financiará auxílio para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos, bolsas no exterior para doutorado sanduíche, professor visitante júnior e sênior. Também apoiará bolsas para capacitação em cursos de curta duração e apoios no Brasil (Jovem Talento, professor visitante e pós-doutorado).

Recurso

A inclusão da UFRJ no PrInt ocorre após a fase de recursos. No dia 21/8, a Capes emitiu parecer indeferindo a primeira proposta. A UFRJ solicitou reavaliação do projeto enviado pela Universidade, elaborando um recurso que recebeu contribuições diversas, produzidas pelo Núcleo Print-UFRJ, Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) e integrantes da comunidade acadêmica.

Clique aqui para acompanhar mais informações sobre o PrInt na UFRJ