Museu Nacional apoia ação de financiamento coletivo

Recursos arrecadados serão usados para atendimento a escolas de ensino fundamental e médio

Com o apoio do Museu Nacional, a Associação Amigos do Museu Nacional (Samn) está realizando uma campanha de financiamento coletivo que tem como objetivo retornar as atividades da instituição junto às comunidades escolares. Até o momento, já foram arrecadados mais de R$ 24 mil. O objetivo da primeira meta é chegar aos R$ 50 mil; já a segunda etapa pretende arrecadar R$ 300 mil.

Com os recursos arrecadados, a proposta é continuar recebendo alunos, além de fazer mudanças na forma de empréstimo dos materiais didáticos, na reorganização física do acervo preservado, no acondicionamento dos materiais emprestados a cada escola parceira, na organização da participação e na ida de servidores do Museu Nacional às  escolas. Além disso, a campanha permitirá a preparação de catálogo digital para expor o material didático disponível para professores e o retorno da recepção de turmas escolares em espaços internos.

A principal intenção do projeto é criar um centro de visitação para escolas dentro do Horto Botânico, uma área dentro da Quinta da Boa Vista, com mais de 40 mil metros quadrados. Na primeira etapa da campanha, com meta de R$ 50 mil, o objetivo é investir na produção e na articulação do material didático. Já na segunda etapa, com meta de R$ 300 mil, a finalidade é reativar as visitas mediadas com estudantes de ensino fundamental e médio e revitalizar o Horto Botânico, onde serão desenvolvidos um circuito botânico nos jardins e um circuito expositivo de temática diversa, especialmente em zoologia, com acervos, microscópios e mídias interativas. Além disso, uma edificação em meio ao jardim será adaptada para o circuito expositivo.

A campanha estará disponível até o dia 21/11 no site Benfeitoria. As doações variam de R$ 20 a R$ 10 mil, com direito a diferentes recompensas.

Fonte: Museu Nacional