Nota sobre explosão de caixa eletrônico no CCMN

Ação aconteceu às 2h40 deste sábado

Na madrugada deste sábado (8/9), por volta das 2h40, cerca de oito bandidos armados invadiram o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão. Eles explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil e danificaram um do Banco Santander.

De acordo com o prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, a Divisão de Segurança da UFRJ já está em contato com a Polícia Civil para colaborar com as investigações. Na manhã de hoje, a Universidade cedeu imagens de áreas internas e externas do campus para a polícia. Ainda não é possível dizer que tipo de armamento os bandidos portavam.

As primeiras informações sobre o caso registravam que um vigilante havia sido ferido, mas a Prefeitura da UFRJ apurou que o fato não procede. Também não houve reféns.

Nos últimos meses, a UFRJ teve reuniões periódicas com as autoridades policiais do Rio de Janeiro, buscando soluções para os crimes em instalações da universidade. Em junho, após reunião na Secretaria de Segurança do Estado do RJ (Seseg), a secretaria reforçou o policiamento no campus. Desde então, o número de crimes como sequestros-relâmpago e roubo de carros diminuiu drasticamente no campus da Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

A segurança na UFRJ é feita pela Divisão de Segurança da Universidade e por vigilantes terceirizados. Nas áreas externas, a segurança fica sob responsabilidade da Polícia Militar. Nos últimos meses, a UFRJ também tem obtido apoio de fuzileiros navais para monitorar todos os acessos do campus.