ETU tem novos sites focados em inovação e transparência de dados

Sistema de Apropriação e Controle da Informação (Siaci) é um dos sistemas disponíveis

Foto: Diogo Vasconcellos | Coordcom/UFRJ

Desde 2015, o Escritório Técnico (ETU) da UFRJ tem trabalhado no desenvolvimento de sites e sistemas para melhorar o acesso a informações dos serviços prestados pelo setor. Responsável, entre outras atividades, por elaborar e supervisionar planos e projetos de engenharia e arquitetura relativos à construção, reforma, restauração e conservação das edificações da Universidade, o ETU tem utilizado a tecnologia para aprimorar a prestação de contas à comunidade e aos órgãos de controle.

Nesse processo, a Coordenação de Planejamento idealizou e realizou o lançamento do site institucional do Escritório, do Sistema de Apropriação e Controle da Informação (Siaci), do Sistema de Acompanhamento de Demandas (Sisdem) e de outros sistemas internos. Há ainda a proposta de integrar todos os sites e sistemas em um único portal. Um dos sistemas mais importantes é o Siaci, pois reúne dados sobre as obras e os projetos realizados pelo Escritório, bem como gráficos, desenhos técnicos, informações das empresas envolvidas e fotos. Obras como as restaurações dos telhados e da fachada do Palácio Universitário, do prédio 4 do Hospital Escola São Francisco de Assis (Hesfa) e a reforma do alojamento estudantil, dentre outras, estão contempladas no site.

Para Mauricio Marinho, diretor do ETU, o objetivo é mostrar à sociedade, tanto aos órgãos de controle quanto à comunidade em geral, que a UFRJ trabalha com toda a transparência no uso dos recursos públicos para obras, projetos e serviços relacionados à Universidade.