DRI recepciona alunos de intercâmbio internacional

DRI promove acolhida e ambientação de alunos estrangeiros

Foto: Raphael Pizzino/ Coordcom-UFRJ

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promoveu no dia 2/8 o Welcome Day, recepção semestral de alunos de intercâmbio de diversas partes do mundo. O evento buscou acolher, ambientar e orientar os estudantes para o dia a dia na UFRJ.

O segundo semestre deste ano terá 90 alunos em intercâmbio internacional, entre graduação e mestrado, participantes de diversos projetos e parcerias da UFRJ com universidades estrangeiras e instituições privadas. Eduardo Serra, pró-reitor de Graduação, deu as boas-vindas a todos, enfatizando que o Brasil foi construído por pessoas de todo o mundo e que esta pluralidade pode ajudar a Universidade a se fortalecer. “A presença de vocês é muito importante para nosso ensino e pesquisa, principalmente pela troca de experiências. Esperamos contribuir para sua formação e que vocês contribuam para nossa melhoria também.”

O país campeão deste semestre em número de alunos é a França, seguido por Portugal e Alemanha. Segundo Izabel Souza, chefe de mobilidade do DRI, os países europeus têm uma procura maior, tanto de brasileiros que querem fazer intercâmbio no exterior quanto de alunos que chegam à UFRJ. “Temos programas específicos para a América do Sul, mas a procura ainda é menor”, afirma.

Reto Mauer é suíço, faz graduação em Desenvolvimento Global na Dinamarca, mas adora o Brasil e estudará no Instituto de Economia (IE). “Eu tenho muitos amigos no país e decidi vir para cá para conhecer mais a cultura”, conta. Maria João, graduanda em Economia em Portugal e futura colega de Mauer no IE, também apontou a cultura como um dos maiores atrativos de estudar no Brasil, junto com a qualidade da UFRJ. “Tivemos muitos relatos positivos de conhecidos que vieram para cá e acreditamos que será uma experiência que nos tirará da zona de conforto.”

Souza conta que muitos alunos chegam à UFRJ procurando estudos multidisciplinares que podem acrescentar tanto nos seus currículos quanto nas suas vidas pessoais. Esses estudantes podem ficar no máximo por três períodos em intercâmbio e cursar disciplinas em diversas unidades diferentes, além de aulas de português para estrangeiros, conforme planos de estudo aprovados por ambas as universidades.