Categorias
Memória

Museu Nacional celebra 200 anos com atividades gratuitas

Ações acontecem nos dias 9/6 e 10/6 na Quinta da Boa Vista


Foto: Museu Nacional/ Divulgação

Fundado por D. João VI, em 1818, o Museu Nacional é um espaço de excelência que une memória, patrimônio, educação, cultura, extensão e ciência. E, para celebrar o bicentenário da instituição, a direção do Museu criou uma programação especial com dezenas de atividades gratuitas para os dias 9/6 e 10/6 (sábado e domingo), tendo à frente importantes pesquisadores. Entre as atrações, estão oficinas, exposições, jogos e atividades lúdicas, como o passeio em um túnel que reproduz o solo lunar. As atividades acontecem em uma tenda de 1.200 metros, montada na Alameda das Sapucaias, na Quinta da Boa Vista.

No sábado (9/6), a bateria da Imperatriz Leopoldinense, que teve o Museu Nacional como enredo neste ano, apresenta-se às 16 horas.

Quem visita o Museu Nacional, a mais antiga instituição científica do país, com um acervo de mais de 20 milhões de peças, tem a oportunidade de conhecer os detalhes da residência imperial onde viveram importantes personagens da história brasileira, como D. João VI, Carlota Joaquina, D. Pedro I e D. Pedro II.

Os paleontólogos estarão à frente de visitas guiadas pela exposição de paleovertebrados, onde estão expostos inúmeros fósseis. Será possível também conhecer o herbário e participar de uma oficina, em uma tenda montada na área externa do Museu, onde as crianças serão convidadas para simular a polinização de flores. Quem participar da Oficina de Pintura Rupestre aprenderá que o homem pré-histórico foi artista plástico e artesão, diferenciando as épocas pré-histórica e histórica.

Durante a oficina O Museu, a História Nacional e a Formação de Coleções Etnográficas, serão destacadas atividades sobre os 200 anos do Museu Nacional, tendo como eixo narrativo coleções e práticas de colecionamento etnográfico.

Outros destaques

– A diversidade dos peixes será apresentada ao público, que terá a oportunidade de conhecer um peixe elétrico.

– Serão expostas baratas vivas em terrários, com mediação dos pesquisadores.

– Serão apresentados organismos vivos da coleção Crustacea. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer aspectos da vida e diversidade dessa importante classe.

– Em um caminhão adaptado, serão apresentados uma exposição fotográfica, filmes, coleção zoológica da Seção de Assistência ao Ensino e painéis sobre as pesquisas no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, primeira unidade de conservação marinha de proteção integral do Rio de Janeiro.

– Serão realizadas três atividades: uma caixa de areia, onde as crianças terão a oportunidade de escavar um dinossauro; o jogo Monte um Dinossauro, com o encaixe de ossos do Maxakalisaurus topai e uma exposição de réplica e fósseis.Além disso, serão exibidas cabeças de dinossauros em tamanho real, incluindo do Carnotaurus, uma das estrelas do filme Jurassic World 2.

Serviço

Museu Nacional

Evento gratuito: 9/6 e 10/6 (sábado e domingo)

Localização: Quinta da Boa Vista, em São Cristovão

Informações: 21.3938-1123 e museu@mn.ufrj.br

Funcionamento: sábado e domingo, das 10h às 16h