Conselho Universitário discutiu tema e aprovou moção pedindo 100 vagas de vigilantes ao Governo Federal
A sessão do Conselho Universitário (Consuni) desta quinta-feira (24/5) incluiu o tema segurança na pauta. Em vista do aumento de crimes na Cidade Universitária, os conselheiros discutiram possíveis soluções e informaram sobre casos no campus.
Audiência pública
Clique aqui para ver a íntegra da sessão
O reitor Roberto Leher informou que a Universidade realizará na quarta-feira (30/5) uma audiência pública para discutir amplamente a questão, no Auditório Quinhentão, do Centro de Ciências da Saúde. O evento terá início às 14h.
Segundo o professor, a comunidade universitária precisa discutir amplamente as alternativas para segurança em todos os campi, envolvendo estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, em especial aqueles que estudam segurança pública e que podem contribuir com dados qualificados e conhecimento especializado na busca de soluções.
Ele apresentou aos conselheiros um histórico das ações da Reitoria nos últimos anos, como a interlocução com todas as esferas possíveis dos governos estadual e federal, para coibir crimes graves como sequestros relâmpagos, e também para descobrir os autores da morte do estudante Diego Vieira Machado, que completa dois anos este ano.
Comissão
Um dos encaminhamentos da sessão foi a criação de uma comissão para acompanhar as ações de segurança na Universidade, principalmente as relativas à implantação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que entrará em vigor no próximo mês.
Diversos conselheiros demonstraram preocupação com a presença da Polícia Militar no campus. De acordo com a Reitoria, a atuação do programa estará submetida às diretrizes definidas pela Universidade.
Saiba mais sobre a implantação do Proeis
Contratação de vigilantes
O Consuni também aprovou moção pedindo aos Ministérios da Educação e Planejamento a abertura imediata de processo seletivo para contratar 100 vigilantes no âmbito do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
Novo curso
Na sessão de hoje, os conselheiros aprovaram a criação do Programa de Mestrado Profissional em Inovação e Biblioteconomia em Gestão de Unidades de Informação. O novo curso de pós-graduação da UFRJ é vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.
Homenagens
A sessão desta quinta também aprovou moções em homenagem aos professores Alberto Luiz Galvão Coimbra e Fernando José Cardim de Carvalho, falecidos na semana passada.
foto1: Marcos Gusmão – UFRJ
foto 2: Diogo Vasconcellos – CoordCOM/UFRJ