Câmeras de reconhecimento facial começam a operar na UFRJ

Medida aumentará controle no acesso à Cidade Universitária e permitirá maior colaboração com investigações da Polícia Civil

Divulgação: Prefeitura da UFRJ

A Prefeitura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciou, nesta quarta-feira (30/5), operação de novas câmeras para reconhecimento facial dos motoristas e caronas dos veículos que acessarem a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, principal campus da instituição.

Com a medida, a Universidade aumentará o controle sobre o acesso ao local e também poderá fornecer imagens de alta precisão para a Polícia Civil, em casos de ocorrências policiais que demandem investigação.

A instalação dos equipamentos foi anunciada pela Reitoria há uma semana como parte de uma série de medidas para melhorar a segurança no campus.

A próxima etapa será a adoção do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que garantirá a permanência de quatro viaturas e oito postos policiais 24 horas por dia no campus.