Categorias
Memória

Atualização sobre segurança na Cidade Universitária

Principal ação em estudo pela Prefeitura da UFRJ é o fechamento de vias, para restringir o acesso e circulação de veículos no campusxa0

A Reitoria da UFRJ reuniu-se na manhã desta terça-feira (22/5) para discutir as recentes ocorrências de crimes na Cidade Universitária (Ilha do Fundão), planejar medidas para reforçar a segurança e atuar junto às autoridades policiais do Rio. 

A principal ação em estudo pela Prefeitura da UFRJ é o fechamento de vias, para restringir o acesso e circulação de veículos no campus. 

Ontem à noite, o reitor Roberto Leher telefonou para Robeto Alzir, subsecretário de assuntos estratégicos da Secretaria de Segurança do Estado. Leher comunicou os casos recentes envolvendo a comunidade universitária e pediu novo apoio para a segurança no campus. De acordo com Alzir, a Cidade Universitária terá reforço de viaturas policiais até o início de junho, quando a UFRJ passará a contar com policiamento do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). 

Ações em estudo pela Prefeitura da UFRJ

alterações no trânsito da Cidade Universitária, com o fechamento de acessos para contribuir com o trabalho do 17º BPM (Ilha do Governador) no patrulhamento ostensivo do campus; divisão do campus universitário em quatro quadrantes, que passarão a ter patrulhamento motorizado por 24 horas; instalação de câmeras de maior definição, que permitem a captura dos traços faciais nos pórticos de acessos ao campus, medida que vai auxiliar investigações da Polícia Civil;

Ocorrências recentes

Na tarde de ontem, mais um caso de sequestro relâmpago foi registrado no campus. Uma estudante da universidade foi abordada em via próxima ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e obrigada a entrar no carro de criminosos. Ela teve os pertences roubados e foi liberada no próprio campus, minutos após a abordagem. Com este, o número de sequestros relâmpagos sobe para sete este ano, na Cidade Universitária.

Às 8h25min de hoje, criminosos renderam carros que transitavam na Avenida Horácio Macedo, entre o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e a Prefeitura da UFRJ. De acordo com informações recebidas pela administração da Universidade, eles roubaram um veículo Hyundai HB20 e pertences de outros motoristas.

Próximas ações

Nos próximos dias, a UFRJ anunciará novas medidas para melhorar a segurança no campus.