Categorias
Memória

Museu Nacional expõe fóssil de réptil voador descoberto no Brasil

Peça foi doada ao Museu Nacional pela família Borgomanero, detentora de uma das mais importantes coleções particulares de fósseis e minerais da Améric

O fóssil de um dos primeiros pterossauros encontrados no Brasil será exposto ao público, pela primeira vez, a partir de 14/4, no Museu Nacional (MN) da UFRJ. A espécie recebeu o nome de Cearadactylus atrox porque o crânio do animal foi encontrado na Bacia do Araripe, no Ceará, em 1985.

A descoberta dessa espécie contribuiu para um melhor conhecimento da diversidade de pterossauros da região. O futuro diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, destaca que a peça é um dos primeiros crânios de pterossausos mais completos encontrados no mundo. “Na América do Sul, até pouco tempo, era o principal exemplar em termos de preservação, o que contribuiu muito para entendermos como eram esses répteis voadores gigantes, porque até então o que conhecíamos deles era através de materiais fragmentados”, explicou.

A peça foi doada ao Museu Nacional pela esposa de Guido Borgomanero (1921-2005), ex-cônsul da Itália, apaixonado pela Paleontologia.  A família será homenageada na cerimônia de apresentação do fóssil original, que acontecerá no dia 13/4, durante a posse do novo diretor do Museu Nacional, o paleontólogo Alexander Kellner.  A peça poderá ser visitada juntamente com o fóssil da mandíbula, a réplica da cabeça do animal em vida e a réplica, em resina, do fóssil do animal.