Categorias
Memória

PQI tem mais de 40 cursos cadastrados e 38 alunos matriculados

Pró-reitora comemora o sucesso do programa e espera crescimento das adesões


Foto: Marcos Fernandes – Coordcom/UFRJ

O Programa de Qualificação Institucional (PQI) comemora o sucesso da iniciativa com 40 programas de pós-graduação conveniados e 38 estudantes já matriculados no período de 2018, entre docentes e técnicos-administrativos. Desses, 14 estão em cursos de doutorado, 13 em mestrados acadêmicos e 11 em mestrados profissionais.     

Para Leila Rodrigues, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, o programa resulta de um esforço conjunto de diversos setores da UFRJ, entre eles o de pesquisa, o de finanças e o de pessoal. “A iniciativa é muito importante para estimular, integrar e valorizar o servidor. Temos os melhores cursos de pós-graduação do país e nada melhor do que ofertar esse ensino para nosso corpo técnico”, afirmou.     

Atualmente o PQI conta com 19 cursos de doutorado, 29 de mestrado acadêmico e 12 de mestrado profissional, espalhados por todas as áreas da Universidade. Esse número é comemorado como uma grata surpresa. “No início acreditávamos que teríamos maior adesão de cursos profissionais, dado o perfil dos nossos servidores, mas a adesão de cursos acadêmicos foi muito maior”, disse Leila. Esse perfil está em mudança, já que o número de servidores com especialização, mestrado e doutorado cresceu nos últimos anos e continua aumentando.     

Alguns cursos ainda não lançaram seus editais e devem divulgar vagas ainda este ano. Segundo a pró-reitora, existe a previsão de novos programas aderirem ao PQI para editais futuros. “Os cursos continuam nos procurando e o número de vagas deve crescer”, concluiu.     

Voltado exclusivamente para servidores da UFRJ, a iniciativa lançada em agosto de 2017 promove a oferta de vagas para cursos de mestrado e doutorado na instituição. Com o intuito de estimular o corpo administrativo e docente permanente da Universidade, o PQI fomenta a criação de vagas para servidores por meio de bolsas-auxílio para os programas. Dessa maneira, os cursos não precisam reduzir o número de alunos da ampla concorrência e de cotas, além de terem recursos extras.   

 Confira a lista de cursos e vagas já disponíveis no site da PR-2.