Categorias
Memória

Reitor da UFRJ tem reunião com subsecretário de Segurança do Rio

Roberto Leher reuniu-se nesta quinta (5/4) com Roberto Alzir, subsecretário de Assuntos Estratégicos da Seseg


foto: Jean Souza – CoordCOM/UFRJ

 

O reitor da UFRJ, Roberto Leher, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (5/4), com o subsecretário de assuntos estratégicos da Secretaria de Estado de Segurança do Rio (Seseg), Roberto Alzir. Leher pediu apoio da Divisão Antissequestro (DAS) para coibir sequestros-relâmpago na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, aumento do efetivo no local e mais ações para evitar assaltos nos ônibus utilizados pela comunidade acadêmica. Também foi solicitado apoio do 22º Batalhão da Polícia Militar (Maré). 

Clique aqui para ler o ofício entregue ao subsecretário

“Avaliamos como muito positivos os encaminhamentos da reunião. O subsecretário destacou que as tratativas com a Petrobras e o Estado avançaram muito e já temos como vislumbrar um horizonte de curto prazo para implementação efetiva do Proeis [Programa Estadual de Integração na Segurança]”, disse o reitor. “[A medida] poderia gerar um efetivo adicional de oito policiais por turno. Isso seria uma mudança muito qualitativa na segurança da Cidade Universitária”, completou. 

A possibilidade de aumentar o número de policiais por meio do Regime Adicional de Serviços (RAS) entrou na pauta. O recurso permite que policiais trabalhem em sistema de turnos adicionais, com escala diferenciada.

“Temos perpectivas de melhora já para o final de abril, a nível de contratação de policiais durante a folga e reforço de viaturas que estão sendo compradas e vão ser entregues a determinados operacionais. Acho que a reunião foi muito profícua. Denotou que já há uma integração muito forte da Prefeitura e da Reitoria da UFRJ com as autoridades de Segurança Pública locais. Há planejamento, há estratégia”, disse Alzir. 

O subsecretário também destacou o “esforço de convênio” com a Petrobras para adesão ao Proeis, o que possibilitaria “contratação de policiais para o reforço do policiamento do Fundão”. “Entendemos que há perspectiva de melhora, possivelmente, já no final de abril”, destacou. 

“Esse grupo de ações vai trazer maior presença da Polícia Militar, bem como o apoio da 37ª DP nas investigações dos sequestros-relâmpago”, avaliou Paulo Mario Ripper, prefeito da UFRJ. Ele também mencionou o possível apoio da Divisão Antissequestro como “ponto nevrálgico” para investigações de quadrilhas que atuam no Fundão, como já aconteceu em 2013. Segundo o prefeito, elas atuam com o mesmo modus operandi

A reunião aconteceu na sede da Seseg, na Central do Brasil. Também participaram a vice-reitora, Denise Nascimento, o comandante Menezes, responsável pelo 17º BPM (Ilha do Governador) e o comandante Ribeiro, do 1º Comando de Policiamento de Área. 

O subsecretário também se comprometeu a prover informações para a Reitoria sobre as investigações do caso Diego Vieira Machado, estudante da UFRJ morto na Cidade Universitária em 2016.