Restaurante Universitário terá controle de acesso eletrônico

Novo sistema exigirá CPF e será implantado a partir de 2/4

Foto: Marco Fernandes | Coordcom/UFRJ

A partir de segunda-feira (2/4), será implantada, nas unidades do Restaurante Universitário (RU), uma nova forma de acesso, por meio do CPF. Planejado pela mesma equipe que desenvolveu o sistema de agendamentos do restaurante do Centro de Tecnologia (CT), o controle eletrônico utiliza como base o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), no qual todos os alunos e servidores da UFRJ estão cadastrados. A mudança será feita na próxima semana em todas as unidade do RU, exceto na Praia Vermelha, onde a instalação será concluída em breve.

Atualmente, a entrada nos restaurantes se dá de forma manual, com a apresentação de  um vínculo com a Universidade e um documento com foto. No entanto, o Sistema Integrado de Alimentação (SIA/PR-6) identificou que esse método é propenso a falhas, sendo mais seguro aderir ao eletrônico. O objetivo da mudança é a eficiência e a garantia do acesso à comunidade da UFRJ.

No novo formato, a única informação necessária é o número do CPF, que pode estar anotado em algum lugar ou ser apresentado em documento. Neste primeiro momento, ainda serão aceitas as duas formas de acesso: manual e eletrônica. Porém, a previsão é de que ainda no mês de abril o controle seja exclusivamente eletrônico. Mesmo assim, a nutricionista Renata Machado, responsável pela implantação, alerta para a necessidade de portar sempre os documentos para o controle manual a fim de facilitar o acesso em casos emergenciais, como falta de luz ou internet.