Equipe multidisciplinar da UFRJ busca solução em biologia sintética

Time Osíris elabora projeto para diagnóstico de arboviroses

Foto: Divulgação/ Osíris UFRJ

Composta por alunos de diversos cursos ligados às Ciências Biológicas e à Engenharia, a equipe Osíris é a primeira a ser formada para atuar na área de biologia sintética no Rio de Janeiro. O time busca recursos para participar da iGem, maior competição internacional no setor, com projeto inédito de diagnóstico de arboviroses.

Formada no campus de Xerém, em 2017, para participar de competições que unem biologia e engenharia, a equipe conta com alunos de diversos cursos, entre eles Nanotecnologia, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos. A biologia sintética é uma vertente da biologia que busca projetar e construir soluções capazes de impactar na vida das pessoas, seja na eliminação de doenças, no tratamento delas, seja para uso industrial.

Segundo Vitória Almeida, aluna de Nanotecnologia e integrante da equipe, o grupo surgiu para pôr em prática o que se estuda em sala de aula, mas também para o aprendizado de coisas além da Universidade. “As competições na área procuram soluções para problemas sociais e, para isso, levam em consideração questões como o impacto econômico, na saúde etc.”, explica.

Como primeiro desafio, o time quer participar da competição internacional de engenharia de sistemas biológicos iGem, criada em 2003 pelo Massachusetts Institute of Tecnology (MIT). O evento acontece em Boston e reúne as principais equipes na área com projetos sociais de impacto relevante. Para isso, eles trabalham no projeto DiagSyn, voltado para a rápida detecção de arboviroses – doenças como dengue, zika e chikungunya –, promovendo assim um diagnóstico mais confiável e eficiente. “O diagnóstico hoje é demorado e prolonga o sofrimento do paciente que não tem a confirmação da doença nem o tratamento correto de maneira rápida”, conta Lucas Teixeira, também aluno de Nanotecnologia.

Entre as atividades organizadas pela equipe, está uma série de workshops no Parque Tecnológico da UFRJ, com aulas de programação, biofarmacêutica e engenharia biológica, entre outras. João Gabriel, aluno de Biotecnologia, afirma que entre as principais intenções da equipe estão promover biologia sintética no país e aproximar o cientista do público, mostrando a importância da ciência no dia a dia.

Saiba mais sobre a equipe e os workshops na página do Osíris UFRJ.