Ouvidora-geral recebe calouros em palestra sobre a Universidade

Evento na Faculdade de Letras tratou dos direitos e deveres universitários

Ouvidora-geral da UFRJ. Foto: Diogo Vasconcellos Coordcom/UFRJ

Para recepcionar os alunos que chegaram à UFRJ em 2018, a Faculdade de Letras (FL) organizou o evento Conhecendo os Direitos e Deveres Universitários, em parceria com a Ouvidoria. A palestra orientou os alunos quanto às responsabilidades da instituição e dos alunos, tanto em aspectos educacionais e pedagógicos quanto sociais.

A segunda edição do evento acontecerá no dia 28/3, às 18h30, e é aberta a toda a comunidade. Em um auditório lotado, a ouvidora-geral Cristina Ayoub Riche celebrou a chegada dos novos alunos à UFRJ reafirmando o papel da universidade pública. “Este é o espaço da divergência, mas também é o lugar do consenso. E nós nunca faremos isso sem conhecer nossos direitos e deveres”, afirmou.

A ouvidora abordou os princípios fundamentais da Constituição Federal para tratar da construção dos direitos que os estudantes têm muito além da própria Universidade. Segundo Riche, a Ouvidoria é um instrumento de democracia participativa, garantindo que as demandas da comunidade possam ser ouvidas e tomadas como importantes proposições para mudanças. Entre as principais conquistas promovidas pela instância está o uso do nome social na UFRJ, aprovado em 2015 por meio de processo iniciado após solicitação feita à Ouvidoria. A partir desta decisão, alunos transgênero, travestis e transexuais puderam utilizar o nome com o qual se identificam nos documentos oficiais da Universidade.

Riche reafirmou que essa instância atua em caráter propositivo, consultivo e com papel de orientação, e está sempre aberta ao público.

Serviço:

Auditório G2 da Faculdade de Letras