Hospital Universitário e Instituto do Coração firmam cooperação

Instituto passará a atuar junto aos Serviços de Cirurgia Cardíaca e Cardiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Leôncio Feitosa, ao lado do reitor, assina o termoNa manhã desta sexta-feira (16/3), o diretor geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Dr. Leôncio Feitosa, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre o HUCFF e o Instituto do Coração Edson Saad (Ices). O acordo tem por objetivo firmar interesse de mútua participação visando à execução de programas de trabalho, projetos, atividades ou evento de interesse recíproco, da qual não decorra obrigação de repasse de recursos entre os partícipes.

Na foto ao lado, Leôncio assina o termo, ao lado do reitor Roberto Leher

“A partir desta colaboração, teremos um dimensionamento diferenciado do campo da cardiologia na nossa universidade”, disse Roberto Leher. Segundo ele, trata-se de um “momento virtuoso do hospital”. Destacando que trata-se de um “ato fundamentalmente acadêmico”, ele afirmou que “os profissionais que atuam nas assistências nas diversas dimensões do HUCFF afirmam a disposição de elevar o patamar de qualificação e interação acadêmica com o Instituto Edson Saad”.

O diretor do Ices, professor emérito Nelson Souza e Silva (em pé na foto), demonstrou enorme gratidão à Reitoria por respaldar este momento. “Esta relação institucional consolida o Instituto. Estou muito satisfeito com esta grande evolução”, comemorou, referindo-se aos anos em que buscava esse propósito.

Segundo Leôncio Feitosa, este momento só é possível porque o hospital passa por uma reformulação. “Há oito anos que o professor Nelson empenha-se para que isto seja firmado. O Instituto vai entrar no caminho da extensão, dois serviços importantes estarão ligados a ele”, disse Leôncio sobre os Serviços de Cirurgia Cardíaca e o Serviço de Cardiologia do HUCFF.

Além da Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), representada pelo professor Andrew Macrae, estiveram também presentes os chefes do Serviço de Cirurgia Cardíaca e Serviço de Cardiologia do HUCFF – professor Rubens Giambroni e Dr. Plínio Resende respectivamente -, bem como os professores Mauro Paes Leme e João Manoel Pedroso, que já estiverem à frente dos Serviços citados.

fotos: Lorena Cecília

Edição: Jean Souza