Reitor da UFRJ abre ano letivo na Escola de Música

Aula inaugural acontece no dia 12/3, primeiro dia do período

Foto: Diogo Vasconcellos | Coordcom/UFRJ

O reitor da UFRJ, Roberto Leher, abre, no próximo dia 12/3, o período letivo da Escola de Música (EM). A aula inaugural será proferida às 11h, na Sala da Congregação.

Durante a cerimônia, a diretora da EM, Maria José Chevitarese, lançará o selo comemorativo dos 170 anos da escola, que serão comemorados em 2018. Também será entregue ao maestro e compositor Edino Krieger, que completa 90 anos em março, uma placa em homenagem à sua contribuição à música. O compositor será saudado pelo professor João Vidal.

Além do reitor e da diretora, comporão a mesa a vice-diretora, Andrea Adour, e a vice-decana do Centro de Letras e Artes, Cristina Grafanassi Tranjan. O Hino Nacional será interpretado pelo Coro Brasil Ensemble, sob a regência de Kaik Stumpf e com acompanhamento da pianista Claudia Feitosa.

Escola de Música

Fundada em 13/8/1848 como Imperial Conservatório de Música, recebeu várias denominações ao longo de sua trajetória, entre elas a de Instituto Nacional de Música (1890 – 1937) e Escola Nacional de Música (1937 –1965). A denominação atual remonta a 1965, quando as universidades federais e suas unidades foram obrigadas a adotar nomenclatura uniforme.

Fonte: Escola de Música