Categorias
Memória

Nota de falecimento

Nota de Pesar pelo Falecimento de Theotônio dos Santos

NOTA OFICIAL DA REITORIA DA UFRJ

Nota de pesar pelo falecimento de Theotônio dos Santos

O dia 27 de fevereiro de 2018 foi de tristeza e consternação em toda a América Latina. Um dia de dor especialmente aguda para todas e todos que lutam pela real democracia, soberania e autodeterminação dos povos, em prol de valores libertários, internacionalistas e, em especial, dor em todas e todos que não são indiferentes à desigualdade social.

Ontem faleceu um dos grandes intelectuais latino-americanos, Theotônio dos Santos (1936-2018), intérprete original de Marx e um dos mais originais representantes do pensamento crítico mundial. Ele investigou os determinantes da dependência e das formas contemporâneas de inserção subalterna de nações na economia-mundo. Inspirou muitas gerações em toda a região e contribuiu, luminosamente, para que a universidade pública pudesse estar à altura dos desafios do tempo histórico.

Theotônio dos Santos foi uma extraordinária figura humana, uma pessoa boa, generosa. A UFRJ expressa solidariedade a sua família e amigos, em especial aos seus filhos e à sua companheira, Monica Bruckmann, docente do IFCS UFRJ e lutadora das mesmas causas que motivaram a profícua trajetória de Theotônio.

O vigor de suas obras seguirá irrigando as veias da América Latina, temperando, assim, a tristeza com otimismo e coragem, tal como nos ensinou ao longo de sua intensa vida.

Roberto Leher

Reitor