UFRJ recebe exposições e apresentações no II FestFIC

Casa das Universidades é a sede do Festival Universitário

Imagem: Raphael Pizzino/CoordCOM UFRJ

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ  dará lugar, até o dia 12/11,  ao II Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro. O prédio histórico se tornou, para os dias de evento, a Casa das Universidades, espaço central para as atividades, com exposições, performances e apresentações.

A abertura da Casa aconteceu no dia 6/11, com exposições permanentes de alunos da Escola de Belas Artes (EBA), de outras universidades e artistas convidados, e com uma apresentação da Orquestra de Sopro da UFRJ. Durante a abertura foram anunciados, também, os vencedores do I Concurso FIC Jovens Artistas do Rio de Janeiro. A vencedora da categoria contos foi Natasha Chrysthie Martins da Silva, Rick Azevedo da Cunha foi o autor da melhor poesia,  Isis Zaidan da Silva ganhou a categoria fotografia e o trio Lucas Miranda Gonçalves, Anne Michele Leal Reis e Pedro Santos de Moura foram os vencedores da categoria vídeo-minuto.

As alunas da EBA Carine Caz, Calila Felicitas e Mariane Paraizo expuseram suas obras durante o festival na mostra De Dentro para Fora, com curadoria de Rafael Amorim. Para elas o festival trouxe um espaço de excelência muito bem aproveitado dentro do prédio histórico: “Tivemos um ótimo auxílio técnico, com melhorias na iluminação e na exposição das obras”, afirmou Mariane.

O coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), Carlos Vainer, ressaltou a importância de atividades culturais dentro das universidades nos dias atuais. Segundo ele, o evento dialoga diretamente com o conjunto da sociedade, propondo o  caminho da arte e da cultura. “A arte e a cultura são um bem público a ser construído com o todo, reafirmando a importância da esfera pública e das universidades.”

A segunda edição do festival conta com diversas atividades culturais espalhadas por todo o estado do Rio de Janeiro. Na UFRJ as ações acontecem na Casa das Universidades, na Escola de  Educação Física e Desportos (EEFD), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Casa da Ciência.

Saiba mais sobre a programação do Festival no site.