Categorias
Memória

Fórum Interuniversitário de Cultura realizará o II FestFIC – RJ 2017

Evento reúne atividades culturais gratuitas

De 5/11 a 12/11, o Rio de Janeiro e os municípios de Angra dos Reis (Ilha Grande), Campos dos Goytacazes, Nilópolis, Nova Iguaçu, Pinheiral, Resende e Seropédica receberão cerca de 200 atividades durante o II Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (II FestFIC – RJ 2017). A programação gratuita inclui espetáculos de dança, teatro, música, exposições, mostras de filmes, entre outros.

A abertura do II FestFIC – RJ 2017 acontecerá no dia 5/11 (Dia Nacional da Cultura) com apresentações da Companhia Folclórica do Rio – UFRJ; do Coral da Uerj; do grupo de choro Sôdade Brasilis, com homenagem a Pixinguinha (120 anos de nascimento); da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ; dos Cancioneiros do Ipub; dos poetas Sady Biachin e Mano Melo; da intervenção Ruatua e de várias outras atividades como contação de histórias e tai chi chuan.

No dia 6/10, será a inauguração da Casa das Universidades, atual sede do Fórum de Ciência e Cultura (FCC). O espaço se transformará no principal ponto de encontro do Festival com exposições da Escola de Belas Artes (EBA) e de diversos artistas, seguidas pela premiação do I Concurso FIC Jovens Artistas do Rio de Janeiro e da apresentação da Orquestra de Sopros da UFRJ.

O encerramento do Festival acontecerá no dia 12/11, na Quinta da Boa Vista, com um Piquenique Cultural. Além das apresentações artísticas, oficinas e brincadeiras, o público terá acesso gratuito ao Museu Nacional da UFRJ.

O Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC – RJ) é um consórcio interinstitucional formado em 2014 para promover o intercâmbio entre as universidades e articulações com órgãos governamentais e não governamentais assim como desenvolver ações de divulgação artística e cultural, em estreito diálogo com a sociedade.

Os integrantes do FIC são: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sckow (Cefet – RJ), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

SERVIÇO

II Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FestFIC – RJ) 2017

5/11 a 12/11 – Rio de Janeiro, Angra dos Reis (Ilha Grande), Campos dos Goytacazes, Nilópolis, Nova Iguaçu, Pinheiral, Resende e Seropédica Instituições realizadoras do II FestFIC – RJ 2017: IFRJ, IFFluminense, Uenf, Uerj, Uezo, UFRJ, UFRRJ, Unirio

Abertura do Festival

5/11 – Dia Nacional da Cultura, das 16h às 20h Largo do Machado – Rio de Janeiro

Abertura da Casa das Universidades e Premiação do I Concurso FIC Jovens Artistas do Rio de Janeiro

6/11, a partir das 17h Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo

Encerramento do II FestFIC – RJ 2017 com Piquenique Cultural

12/11, das 11h às 16h Quinta da Boa Vista – São Cristóvão

Informações

festfic.wordpress.com

festfic_rj@forum.ufrj.br

www.facebook.com/FestFIC2017

www.instagram.com/FestFIC2017

(21) 2553-3529 / 98604-7139