Categorias
Memória

Caos 2017 discutiu Segurança da Informação

Evento contou com 16 palestras sobre o tema

Na sexta-feira (20/10), a UFRJ recebeu mais uma edição da Conferência Anual Orientada à Segurança, onde foram apresentadas palestras de diversos profissionais da área, a fim de debater temas como cibercrime, sigilo, novas tecnologias e outros temas de Segurança da Informação. Para isso, o evento contou com a presença de representantes de instituições como Dataprev e a Comissão de Direito e Tecnologia de Informação da OAB/RJ.

Um dos temas de destaque foi o da palestra proferida pelo analista de planejamento e gestão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Tostes, sobre tendências em educação para Segurança da Informação. Ele ressaltou que, muitas vezes, esse tipo de capacitação é falha tanto por falta de apoio da alta administração quanto pela ausência de equipe ou pela baixa qualidade dos cursos oferecidos. Para ele, capacitação e conscientização devem andar juntas: “O usuário deve ser capaz de identificar ameaças e compreender as consequências do comportamento inadequado”, explica.

O evento, organizado pela Diretoria da Segurança da Informação (TIC/UFRJ), aconteceu no dia 20/10, das 9h às 18h, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).