Instituto de Doenças do Tórax comemora 60 anos da sua inauguração

Evento realizado na unidade contará com lançamento e debate

O Instituto de Doenças do Tórax (IDT), unidade especializada em pneumologia, comemorará, no dia 24/10, seu aniversário de 60 anos. Para marcar a data, o instituto realizará na quinta-feira, 19/10, cerimônia comemorativa com debate e lançamento do livreto que conta a história de sua criação.

O IDT foi inaugurado oficialmente em 1957 pelo professor Antônio Ibiapina, com o intuito de combater uma doença muito comum na época: a tuberculose. Com o nome de Instituto de Tisiologia e Pneumologia (ITP), a unidade atuou junto ao governo e outras instituições na pesquisa e tratamento da tuberculose e outras doenças do tórax, tornando-se uma referência. Em 1996, recebeu o nome atual e expandiu sua área de atuação com o objetivo de promover intercâmbios e uma aproximação maior entre as instituições especializadas no assunto.

A cerimônia comemorativa acontecerá no Auditório N do Centro de Ciências da Saúde (CCS), às 10h.