Nota de pesar: professora Mariza Russo

Docente foi uma das responsáveis pela implantação do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação na UFRJ

Com pesar, comunicamos o falecimento da professora Mariza Russo. A docente foi uma das responsáveis pela implantação do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) na UFRJ, no qual lecionou diversas disciplinas e atuou como coordenadora, entre agosto de 2006 e julho de 2013.

O reitor da UFRJ, Roberto Leher, recebeu a notícia com consternação. Segundo ele, “é importante destacar a importância que Mariza Russo tem para a universidade”. Ele lembrou de sua atuação, em especial, “pelo processo de implantação do curso de Biblioteconomia na UFRJ”.

Para a professora Paula Mello, coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI), Mariza Russo “sempre nos deu muitos exemplos de luta”. “Em primeiro lugar na vida dela era o trabalho na UFRJ. Teve papel muito importante na universidade. Projetou a UFRJ nacional e internacionalmente através do trabalho que realizou”, disse.

Mariza Russo também foi coordenadora do SiBI. Coordenou o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do CBG, curso pertencente à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). Sua experiência docente passou pelas disciplinas Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Gestão de Bibliotecas Escolares e Normalização da Documentação, Projeto Final I e II, entre outros.

Doutora em Engenharia de Produção pela Coppe (2012) e mestre em Ciência da Informação pela ECO/UFRJ & IBICT (1992), graduou-se em Biblioteconomia e Documentação pela Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (1977).

A Reitoria presta solidariedade aos familiares e amigos da professora.

Informações sobre velório e sepultamento serão divulgadas em breve no site do SiBI.

Imagem: currículo Lattes