Aluno da Escola de Música ganha prêmio internacional

Rafael Ruiz foi um dos contemplados na Semana Internacional de Piano de Óbidos

Foto: Raphael Pizzino | CoordCOM/UFRJ

O estudante de piano da Escola de Música da UFRJ, Rafael Ruiz, foi contemplado na Semana Internacional de Piano de Óbidos com o Prêmio Antena 2, promovido pela rádio portuguesa de mesmo nome. O evento ocorreu de 10/8 a 21/8, em Óbidos, Portugal, e reuniu professores e alunos de universidades de todo o mundo para participarem das chamadas masterclasses. No encerramento, 16 alunos selecionados se apresentaram e foram avaliados pelo público e pela banca, sendo Rafael um dos dois escolhidos.

O pianista brasileiro fez uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, que completaria seu 130º aniversário em 2017, apresentando as peças da Prole do Bebê nº 2: O gatinho de papelão e O ursinho de algodão. Justamente devido a essa escolha, Rafael não imaginou que seria selecionado. “Não achei que o público fosse se identificar porque as composições dele são mais modernas e têm muita dissonância. As pessoas não estão tão acostumadas com isso, mas foi muito emocionante esse resultado”. Como prêmio, o estudante da UFRJ vai apresentar um concerto em Portugal no ano que vem, a ser transmitido pela rádio Antena 2.

Essa foi a primeira vez que um brasileiro ganhou esse prêmio e, para o estudante, esta é uma prova de que o estudo e o trabalho estão rendendo frutos. No último ano do curso, ele já planeja fazer mestrado no exterior. Inclusive, a viagem para a Europa, durante a qual participou do evento, foi arcada com recursos próprios, com o objetivo de fazer contatos para a pós-graduação.

Estudante de piano desde os seis anos, o aluno, natural de Manhuaçu, interior de Minas Gerais, veio sozinho para o Rio de Janeiro aos 17 anos porque desejava estudar com o professor da UFRJ Luiz Senise. Hoje, eles têm uma relação tão sólida que Rafael o reconhece quase como pai , devido ao trabalho realizado e ao apoio oferecido. Para o pianista, vir estudar na UFRJ foi a melhor escolha que ele fez: “É uma instituição renomada, onde grandes músicos e compositores estudaram. Essa importância histórica deve ser levada em consideração”, acredita o músico.