Evento encerra o Ciclo de Debates A Comunicação na UFRJ

Iniciativa discutiu políticas de comunicação em instituições federais de ensino

Foto: Raphael Pizzino – CoordCOM UFRJ

A Casa da Ciência recebeu no dia 26/9 o último debate do Ciclo A Comunicação na UFRJ, que discute a necessidade e a importância de uma política de comunicação para a Universidade. O evento reuniu representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), que falaram sobre suas vivências na construção de suas políticas.

Fabio Corniani, professor e assessor de comunicação da UFSB, ressaltou que a política de comunicação é importante, pois é a interseção de tudo. “A política é um denominador comum  não só para todos que trabalham com comunicação, mas para a instituição como um todo. Ela não é estática, tem que ser revista de tempos em tempos e precisa ser baseada nos documentos que regem a Universidade.”

Segundo Juliana Lima, diretora de comunicação do IFFluminense, a construção da política passa por compreender a dimensão da instituição e a comunicação que se produz nela. Com 13 campi, o IFFluminense atua no interior do estado e conta com polos afastados. Assim, é necessário reforçar a comunicação para uma maior integração.

Professora e coordenadora de Relações Públicas da UFG, Daiana Stasiak apresentou a política que está sendo desenvolvida pela Universidade no momento, enfatizando a importância de se mobilizar a equipe, a comunidade e as instâncias superiores da instituição.

Assim como nas edições anteriores do Ciclo de Debates, o público presente reforçou a necessidade de a UFRJ produzir uma comunicação pública, gratuita e democrática, que atenda as demandas da sociedade e cumpra sua função social.

A política de comunicação da UFRJ

O Ciclo de Debates é uma iniciativa de um Grupo de Trabalho composto por profissionais que atuam com comunicação na UFRJ e contam com o apoio institucional da Reitoria. O objetivo é estimular uma discussão sobre a importância da comunicação na UFRJ junto à comunidade universitária, visando a romper com uma tradição de fragmentação, levar temas relevantes para o grande público e contribuir para que a Universidade assuma papel protagonista na sociedade brasileira.