ICB inaugura Museu de Anatomia

Exposição Por Dentro do Corpo está aberta a visitações agendadas

Museu de Anatomia – Foto: Diogo Vasconcellos/ CoordCOM UFRJ

A exposição Por Dentro do Corpo traz uma coletânea de peças anatômicas feitas pelo Instituto e oferece visitas guiadas para a comunidade universitária e para o público externo.
Os principais destaques do Museu são as peças anatômicas plastinadas produzidas pela equipe do ICB ao longo de anos. O método de plastinação é utilizado para preservar espécimes biológicos, deixando-os o mais próximo possível de sua aparência original. A exposição conta ainda com esqueletos completos, diversos ossos, entre outras atrações.
Daniela Uziel, professora do ICB e coordenadora do projeto de extensão Ciência para a Sociedade, ao qual o Museu é vinculado, reforçou a importância da colaboração entre diversas instâncias da Universidade para o lançamento da exposição e na construção de uma iniciativa conjunta. “A ajuda de outros museus da UFRJ foi muito importante para transformarmos um corredor cinza nessa exposição”, afirmou.
Para Ludmila Ribeiro de Carvalho, coordenadora do Museu, a inauguração dele é muito importante para o estudo da anatomia, tanto na Universidade quanto na comunidade externa. Com as visitas guiadas, todo o público poderá conhecer um pouco mais sobre o corpo humano e seu funcionamento.
Para agendar visitas, entre em contato por meio do email museudeanatomia@icb.ufrj.br.