Categorias
Memória

Programa já oferece 12 opções de pós-graduação para servidores da UFRJ

Pró-Reitora Leila Rodrigues da Silva comenta novas adesões ao Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ)

Leila

Leila Rodrigues – Foto: Jean Souza

 

O Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ) já oferece 12 opções de pós-graduação para servidores da Universidade. Lançado no final de agosto, o PQI visa à formação de pessoal docente e administrativo em Educação do quadro ativo permanente e foi criado para que os servidores da UFRJ possam aprimorar conhecimentos. 

“A instituição ganha duplamente, porque estimula a qualificação do corpo social da própria UFRJ e direciona recursos do que seria utilizado em instituições privadas para a própria universidade”, afirma a professora Leila Rodrigues da Silva, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.

De acordo com a portaria de criação do PQI, os programas que participarem “serão contemplados com recursos financeiros provenientes do orçamento da UFRJ para capacitação e qualificação de servidores, no valor mensal correspondente a uma bolsa de mestrado e/ou doutorado, por estudante servidor regularmente matriculado no respectivo programa”. 

Leila destaca a qualidade dos cursos de pós-graduação da UFRJ. “Temos os melhores pesquisadores, os melhores laboratórios, as melhores atividades que articulam ensino, pesquisa e extensão”, avalia. 

O primeiro a aderir à iniciativa foi o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do Ippur/UFRJ. De acordo com a pró-reitora, outros programas ainda podem aderir ao PQI este ano, pois ainda não fecharam editais. “Muitas seleções acontecem em dezembro e janeiro”, reforça.   

Confira os programas que já aderiram ao PQI/UFRJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Os programas do Ippur e do Nepp-DH já encerraram inscrições. 

* Ainda têm edital em elaboração os programas de Arqueologia, História Comparada e o Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas. 

* As informações sobre cada curso são publicadas nas páginas das respectivas unidades