Categorias
Memória

Ladetec investe na segurança contra incêndios

Quarenta servidores e terceirizados compõem brigada voluntária


Foto: Divulgação/Ladetec

Desde 2016, o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec) conta com uma brigada de incêndio composta por quarenta servidores e terceirizados do prédio onde são desenvolvidos os trabalhos, na Cidade Universitária. Desde então, foi realizado um curso de formação de brigada, três simulações de incêndio e outros treinamentos de manutenção do aprendizado, como de abandono, de primeiros socorros e de sistema de alarmes. Para este ano, está previsto um novo treinamento de reciclagem para os brigadistas.

A iniciativa do laboratório é focada principalmente na capacitação dos participantes para a desocupação do prédio em caso de incêndio, tendo em vista que diariamente mais de 100 pessoas circulam no espaço. Além disso, também há um trabalho de formação em primeiros socorros e combate a princípios de incêndio, com uso de extintores e outras ferramentas. A ideia é manter uma equipe versátil, em que cada um busque se aperfeiçoar nas atividades pelas quais mais se interessa.

O trabalho da Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho do Ladetec tem como objetivo, além de garantir a segurança do espaço, incentivar outras unidades a organizarem suas brigadas de incêndio e realizar um processo de integração entre os servidores e terceirizados participantes do grupo de prevenção. Para Jairo Rocha, membro da comissão, a experiência tem um caráter interdisciplinar e agregador: “É um trabalho em que cada um tem que fazer uma pequena parte porque, se todos conseguirem fazer, mesmo que uma tarefa simples, a coisa acontece. Uma brigada de incêndio exige muita organização”, explica ele.